A Asus e a PrimeSense - que está por trás do desenvolvimento da tecnologia usada no Kinect - criaram um sensor de movimentos para o PC, para interagir com um computador (e a TV) recorrendo apenas a gestos.

Este "interface de utilização de nova geração" tem como objectivo "estender o uso do computador à sala de estar", lê-se no comunicado da PrimeSense, que avança o segundo trimestre de 2011 como data para o lançamento comercial e uma disponibilização a nível mundial, de forma faseada.

De acordo com as fabricantes, o equipamento, designado WAVI Xtion, vai permitir, por exemplo, aceder a conteúdos multimédia, navegar na Internet ou usar as redes sociais, sem necessidade de outro comando (ou teclado) e proporcionando uma "interacção mais amiga do utilizador e natural".

Os responsáveis acreditam que o futuro da interacção entre os utilizadores e as máquinas passará por um novo paradigma, algo que se deverá estender também ao controlo dos computadores.

As fabricantes adiantaram também que planeiam abrir uma loja de aplicações para uso com o dispositivo e incentiva os programadores a criarem soluções a integrar na Ixtion Online Store.

A apresentação do WAVI Xtion está marcada para esta semana, na CES.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.