A Freecom, um fabricante holandês de tecnologia de armazenamento digital renovou as suas séries de drives externas a Traveller II vocacionada para computadores portáteis e a Portable II para desktops



A série Traveller II da Freecom de drives de gravação de CDs tem algumas alterações em relação à série anterior, nomeadamente, ao nível da bateria que consegue ser ainda mais pequena, com uma espessura de 17 milímetros e de uma maior capacidade de gravação e velocidades de leitura mais rápidas.



O novo módulo de bateria recarregável da segunda geração de drives Traveller permite uma utilização até seis horas com um sistema integrado de gestão de energia regula o fornecimento de energia e os processos de recarregamento. A segunda geração da série Traveller abrange ainda as drives de CD-ROM, CD-RW e DVD, bem como uma drive externa combinada de CD-RW/DVD.



A série Portable II da Freecom de drives externas para desktops oferece um preço mais económico e utiliza tecnologia Burnproof. Em toda a série de dispositivos Portable, a energia é fornecida através do adaptador, que vem incluído.



As drives de CD-RW incluem como software de gravação o Roxio EASY CD Creator e o Direct CD para PC e o Roxio Toast para Macintosh, nas embalagens USB e FireWire. O software de música Mixman da Steinberg foi também incluído em todos os gravadores Traveller II.



O sistema multiconexão para drives externas da Freecom foi mantido nesta segunda geração das suas séries Traveller e Portable, e em complemento à porta paralela, PCMCIA, USB e conexões FireWire/i.LINK, a Freecom vai ainda introduzir uma conexão à CardBus e, posteriormente, interfaces USB2.



Todas as drives das séries Traveller II e Portable II incluem já os respectivos cabos de ligação e são compatíveis quer com PCs quer com Macs. O Traveller II CD-RW (4x4x20) sem power module está já disponível ao preço de 83 contos (cerca de 415 euros). Os modelos Portable II estão à venda por preços que variam entre os 22.100 escudos (110.30 euros) para Portable CD-ROMs e os 79.900 escudos (398.59 euros) para o Portable Combo CD-RW/DVD.



Notícias Relacionadas:

2001-09-05 - Freecom lança leitor digital de música que utiliza mini-CDs

2001-08-21 - HP revela primeira drive DVD+RW/CD-RW

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.