A Microsoft confirmou esta quarta-feira, dia 9 de dezembro, que o serviço de streaming de videojogos da Xbox, mais conhecido por xCloud, vai chegar ao iPhone, ao iPad e ao PC já durante a primavera de 2021. O rumor era conhecido, mas a empresa tornou-o oficial com uma publicação no seu blog.

No PC, em Windows 10, os jogadores vão poder aceder ao serviço através da app da Xbox, ao passo que nos equipamentos com iOS, o xCloud funcionará via web. A plataforma já está disponível para Android desde o passado mês de setembro.

No caso do iPhone e do iPad, a Microsoft viu-se obrigada a criar uma aplicação web em vez de uma app nativa que pudesse ser descarregada da App Store como tantas outras, uma vez que as políticas da loja de aplicações da Apple obrigariam a empresa norte-americana a submeter todos os jogos para avaliação, individualmente. Os responsáveis pelo xCloud consideraram que tal daria aso a uma experiência de qualidade inferior, para os utilizadores, pelo que optou por seguir uma via alternativa, seguida igualmente por outros serviços semelhantes, como o GeForce Now, da Nvidia.

O xCloud vai continuar a ser parte do Xbox Game Pass Ultimate e a Microsoft tem planos para lançar a versão beta deste serviço noutros mercados, como a Austrália, o Brasil, o Japão e o México. Em Portugal, o serviço chegou em setembro.

"Na primavera de 2021, vamos dar mais um passo para alcançar mais jogadores em todo o mundo ao tornarmos o nosso serviço de cloud gaming disponível em computadores Windows, através da app da Xbox e browser, e em iOS, através via web", escreveu, em comunicado, Jerret West, diretor de marketing da Xbox. "Com a adição de mais mais de mil milhões de equipamentos ao nosso ecossistema, esperamos proporcionar a melhor experiência possível a todos os jogadores", concluiu.