Um aluno português ganhou a medalha de bronze nas Olimpíadas Internacionais de Informática, e no concurso ibero-americano Portugal arrecadou 2 medalhas de prata e 5 de bronze.


Pedro Abreu, de 18 anos, aluno do 12º ano da Escola Secundária Jaime Moniz, no Funchal, trouxe a medalha de bronze, naquele que foi "o melhor resultado individual de sempre da parte de um aluno português, na segunda vez na história em que Portugal traz para casa uma medalha", contou o líder da delegação portuguesa, Pedro Ribeiro. A primeira tinha sido em 2002, na Coreia do Sul.


Mais de 300 alunos do ensino secundário, provenientes de 80 países diferentes, viajaram até à cidade de Plovdiv, na Bulgária, para as 21ªs Olimpíadas Internacionais da Matemática, que tiveram lugar entre 8 e 15 de Agosto.


A competição dividiu-se por dois dias, cada um contando com 5 horas e quatro problemas para pôr à prova os conhecimentos informáticos e algorítmicos dos participantes, alunos do 10º, 11º e 12º anos.


O nosso país foi ainda representado por Francisco Huhn, da Escola Secundária Sá da Bandeira, em Santarém, e Rafael Schimassek, da Escola Secundária José Estevão, de Aveiro.


Durante o evento foram também entregues os prémios do Concurso Ibero-Americano de Informática por Correspondência, uma prova internacional destinada a preparar para as Olimpíadas os melhores alunos de dez países da América Latina e da Península Ibérica.


Portugal apresentou a concurso os dez primeiros classificados nas Olimpíadas Nacionais de Informática, que conseguiram sete medalhas: duas de prata, para Rafael Schimassek e João Costa, e cinco de bronze, Pedro Abreu, Francisco Huhn, Diogo Basto, Grabriel Damaso e Ruben Aguiar.


A próxima edição das Olimpíadas Internacionais acontece entre 14 e 21 de Agosto de 2010, na Universidade de Waterloo, no Canadá.