
É 24% mais fino que o MacBook Air - que por si já apresentava uma estrutura bastante delgada. A Apple apresentou um novo computador, o MacBook, onde o design e o processador de média gama parecem ser o grande diferencial relativamente aos portáteis até aqui apresentados pela empresa.
Apesar de manter as linhas minimalistas, existe um maior cuidado no sentido de portabilidade - para responder aos novos hábitos de consumo definidos por smartphones e tablets. Por esta razão o MacBook pesa menos de um quilograma e tem uma espessura muito reduzida.
O teclado também sofreu alterações, apresentando agora um mecanismo que além de ser mais fino, permite criar teclas mais amplas e uma maior precisão na escrita. A Apple apostou na retroiluminação do teclado, onde cada botão tem o seu próprio LED.
O ecrã do computador é de 12 polegadas com uma resolução de 2.304x1.440 píxeis, seguindo assim a tendência apresentada em tablets topo de gama. O painel escolhido pela Apple permite ainda uma poupança de 30% ao nível do consumo energético quando comparado com os outros portáteis da empresa.
A marca da maçã inovou também no trackpad do portátil ao criar um sistema que não faz um clique "físico" quando pressionado, transmite antes uma reação que é produzida ao nível de software. Agora em vez de haver o botão direito do trackpad, a Apple tem o "toque por força".
É o primeiro portátil MacBook sem ventoinha, o que promete um computador que não vai fazer quase ruído nenhum. Para atingir este patamar a Apple aposta num processador Intel Core M a 1,1 Ghz, mas com possibilidade de explorar um modo turbo que eleva a velocidade de relógio até aos 2,4Ghz. A versão mais potente do portátil terá também um processador dual-core, mas a 1,2Ghz e com modo turbo até 2,6Ghz.
Apesar do aspeto mais delgado, o computador irá garantir uma autonomia de nove horas em navegação Web e 10 horas de vídeo a partir do iTunes, de acordo com os dados revelados pela Apple na apresentação de hoje, 9 de março.
Novidade é ainda o facto de o novo portátil da Apple já vir equipado com a norma USB-C, uma entrada USB mais reduzida, com maior capacidade multimédia, mas que por ser reversível acaba por marcar uma grande diferença com os standards até agora adotados pela indústria.
O Apple MacBook vai ficar disponível para compra em breve, começando a ser expedido no dia 10 de abril. O preço é de 1.299 dólares para o modelo de 256GB de armazenamento. Uma versão com 512GB vai custar 1.599 dólares. Ambos os modelos têm 8GB de memória RAM.
MacBook Air e MacBook Pro mantém-se no mercado
O novo portátil apresentado não vem extinguir nenhuma das duas linhas existentes. Os MacBook Air e os MacBook Pro vão continuar a existir e vão ser reformulados para corresponderem às exigências atuais dos consumidores.
As duas gamas e todos os seus modelos vão receber a nova geração dos processadores Intel Core i5 e i7, assim como a nova versão da entrada multimédia Thunderbolt 2.
Mas a empresa guardou algumas melhorias para modelos específicos. O MacBook Air de 13 polegadas vai receber uma memória flash mais rápida, como vai ter uma unidade gráfica Intel HD 6000. Já ao nível dos MacBook Pro a versão de 13 polegadas também é a que tem um "extra", ao vir equipado com o novo trackpad Force Touch.
Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Microsoft: 50 anos de história e os marcos da empresa que redefiniu o software na computação pessoal -
App do dia
Garmin Connect+ traz novas funcionalidades e aposta na IA para personalizar os treinos -
Site do dia
Transforme as suas apresentações e dê mais vida às ideias com a Napkin -
How to TEK
Instagram muda layout e substitui quadrados por retângulos nos perfis. Como se adaptar ao novo formato?
Comentários