As operadoras de comunicações MEO, Vodafone e NOS estão com os serviços normalizados nos locais onde a energia foi reposta, disseram hoje as respetivas fontes oficiais.

"A MEO confirma que os serviços já se encontram normalizados nas zonas onde a energia já foi reposta", disse fonte oficial.

"A nossa prioridade é garantir que as telecomunicações vão sendo restabelecidas, a par da reposição de energia. (…) Continuamos empenhados em garantir os serviços críticos que são fundamentais para o país e para os nossos clientes".

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A NOS está a recuperar comunicações à medida que a energia é reposta no país, disse hoje à Lusa fonte oficial da operadora de telecomunicações.

A mesma fonte adiantou que a operadora está a fazer uma gestão otimizada do espetro. Por sua vez, a Vodafone acrescentou que "tem estado a trabalhar para garantir a funcionalidade dos serviços essenciais e o menor impacto possível da falha energética nas suas redes".

Nesse sentido, "à medida que a rede elétrica for sendo reposta, nas diferentes zonas do país, a Vodafone restabelecerá de igual modo o seu serviço". A operadora "aconselha os clientes a colocar o telemóvel em 'modo de voo' e retirar de seguida, para desta forma forçar uma atualização e novo registo na rede".

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O operador de rede de distribuição de eletricidade, E-Redes, informou que até às 21:30 estavam ligadas parcialmente 147 subestações, alimentando cerca de 2 milhões de clientes, mas não consegue prever a reposição integral.

A REN confirmou hoje um corte generalizado no abastecimento elétrico em toda a Península Ibérica e parte do território francês e avançou que estão a ser ativados os planos de restabelecimento por etapas do fornecimento de energia.

O apagão registou-se às 11:30 de Lisboa.