A Intuitive Surgical anunciou a aprovação da certificação CE para o sistema cirúrgico Da Vinci SP, que pode agora ser usado na Europa, destinado a melhorar a precisão e a flexibilidade das intervenções cirúrgicas, realizando procedimentos complexos minimamente invasivos através de uma única incisão.

O sistema robótico Da Vinci SP permite fazer cirurgias complexas através de uma única incisão, ou de um acesso natural, integrando tecnologia com visão 3D e controlo avançado para otimizar a precisão no bloco operatório.

Entre os benefícios da utilização do sistema está a diminuição dos tempos de recuperação, cicatrização e internamento hospitalar dos doentes, assim como a disponibilização aos profissionais de “instrumentos de vanguarda para melhorar os resultados cirúrgicos”, aponta a Excelência Robótica, empresa portuguesa que opera no mercado nacional para a distribuição do sistema robótico Da Vinci, em comunicado.

Clique nas imagens para mais detalhe

Com “precisão melhorada, instrumentação flexível e um design inovador que facilita o acesso e a visibilidade em áreas cirúrgicas complexas”, o Da Vinci SP junta-se aos sistemas robóticos Da Vinci X e Xi já existentes.

Com a certificação, a implementação do Da Vinci SP na Europa está prevista para o terceiro trimestre de 2024, com Portugal entre os mercados abrangidos.