A Intel está a optimizar o seu próprio sistema operativo. O software destina-se a netbooks e é conhecido como Moblin 2. Ainda está em fase alfa, é baseado em Linux e é concebido a pensar em computadores com processador Intel Atom e Core 2, ao contrário da primeira versão, que operava apenas em Atom.

A fabricante espera não só conseguir angariar rapidamente público para esta plataforma como também chegar a outros parceiros, capazes de conceber aplicações compatíveis com o sistema operativo.

Enquanto isso, a Intel está a trabalhar no software focando-se nas capacidades específicas das pequenas máquinas, nomeadamente em características como a velocidade de arranque

A Intel assegura que esta versão do sistema operativo em máquinas com Atom arranca em menos de um minuto enquanto que em equipamentos com processador Core 2 o tempo de espera é de 5 segundos.

Consultando o fórum de utilizadores da página do sistema, é possível verificar o funcionamento da plataforma em equipamentos como Acer Aspire One, Asus EeePC 901 e Dell Mini 9.