Os problemas de acesso ao site estão a ser registados desde segunda feira, dia 14 de agosto, com indisponibilidade dos servidores para quem queria consultar ou assinar as petições no site Petição Pública, o mais usado para petições online. Nenhum grupo de hackers reclamou o ataque mas o SAPO TEK já confirmou que se trata de um ciberataque de negação de serviço (DDoS) que continua a afetar o acesso ao site.

"Desde segunda-feira à tarde que estamos a sofrer um ciberataque de forma ininterrupta ao site", confirmou Nelson Roque, responsável pelo site Petição Pública. Segundo os dados partilhados, "o ciberataque tem origem maioritariamente na China, Rússia e Irão. São executados milhões de acessos por segundo que fazem com que os servidores não aguentem tantos pedidos e tráfego e como consequência deixem de responder aos pedidos normais dos utilizadores".

Contactado pelo SAPO TEK, Nelson Roque admite que o site já foi alvo de ciberataques. "Normalmente sofremos ciberataques e tentativas de intrusão diárias mas de menor escala e costumam ser rapidamente detectadas e neutralizadas. Este ciberataque ao nosso site, que dura desde segunda-feira, está a ser em larga escala e a nível global, embora a maioria dos acessos esteja a ter origem nos países já mencionados".

Neste momento o site está no ar, permitindo a consulta das páginas, mas isso pode ser uma situação temporária, como aliás tem acontecido nos últimos dias.

ataque site petição pública

"Este ciberataque tem a única finalidade de inutilizar o serviço, impedir a democracia e a livre opinião dos cidadãos", adianta o responsável pelo site, afirmando porém que "neste ciberataque não está em causa o acesso indevido a dados ou a algum tipo de acesso a informação confidencial".

Nos últimos dias a petição pela alteração do nome previsto para a ponte Lisboa/Loures no Parque Tejo atraiu a atenção mediática depois da Jornada Mundial da Juventude e conseguiu reunir mais de 17.500 assinaturas, tendo surgido uma outra petição contrária, com um apelo para que seja oficialmente atribuído ao Parque Urbano Tejo-Trancão o nome de Parque Papa Francisco e saudando a atribuição do nome do bispo Manuel Clemente à ponte pedonal. Esta já reuniu mais de 7.900 assinaturas.

Uma outra petição, esta contra o abate dos sobreiros no Parque Eólico de Morgavel, também tem gerado interesse e conta com mais de 10.900 assinaturas.

Nelson Roque afasta a ideia de que o ciberataque pode estar relacionado com alguma destas petições. "É raro acontecer um ciberataque desta magnitude contra o nosso site, mas não é a primeira vez. Também não temos até ao momento nenhuma informação que o mesmo tenha sido causado por alguma petição em particular", refere em resposta ao SAPO TEK.

O responsável pelo Petição Pública explica ainda que "estamos a trabalhar de forma contínua desde segunda-feira a fim de minimizar e reduzir os impactos deste ataque".

(em atualização)