Até ao final do ano alguns utilizadores do Skype vão ter acesso à nova funcionalidade que permite manter uma conversa, em tempo real, entre pessoas com diferentes línguas. O Skype Translator permite que um argentino e um chinês possam conversar, cada um na sua língua nativa, e entenderem-se.



A ferramenta vai usar um método de tradução por legendagem: o sujeito A diz a frase, o computador analisa, traduz e apresenta a tradução em legendas para o sujeito B. Apesar de a tradução ser feita em tempo real, o texto não aparece em tempo real, isto porque os interlocutores precisam de terminar a frase sob pena de o sentido da mesma mudar na última palavra, por exemplo.



De acordo com o Engadget a funcionalidade vai ficar disponível em formato beta antes de 2014 acabar e em todos os dispositivos, isto é, computadores e equipamentos móveis.



Num vídeo conceptual, a Microsoft mostra uma versão do Skype Translator que faz a tradução via texto e também por voz sintetizada.



Ainda não se sabe quais vão ser as línguas que numa fase inicial serão suportadas. O Skype Translator foi apresentado pelo diretor executivo da Microsoft, Satya Nadella, durante a Code Conference da publicação online Re/Code.



Em 2013 ficou-se a saber que a Google também tem em desenvolvimento um projeto semelhante, e sabia-se na altura que o português estava no catálogo de línguas que estavam a ser trabalhadas. O projeto contava na altura com o apoio de Hugo Barra, brasileiro que entretanto saiu da Google para a Xiaomi.



Quando Pedro Moreno da Google esteve recentemente em Portugal para falar sobre a pesquisa de voz que é feita na tecnológica norte-americana, não deu indicações sobre a evolução do projeto, mas lembrando que não é um conceito difícil de concretizar.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.