
Até ao final do ano alguns utilizadores do Skype vão ter acesso à nova funcionalidade que permite manter uma conversa, em tempo real, entre pessoas com diferentes línguas. O Skype Translator permite que um argentino e um chinês possam conversar, cada um na sua língua nativa, e entenderem-se.
A ferramenta vai usar um método de tradução por legendagem: o sujeito A diz a frase, o computador analisa, traduz e apresenta a tradução em legendas para o sujeito B. Apesar de a tradução ser feita em tempo real, o texto não aparece em tempo real, isto porque os interlocutores precisam de terminar a frase sob pena de o sentido da mesma mudar na última palavra, por exemplo.
De acordo com o Engadget a funcionalidade vai ficar disponível em formato beta antes de 2014 acabar e em todos os dispositivos, isto é, computadores e equipamentos móveis.
Num vídeo conceptual, a Microsoft mostra uma versão do Skype Translator que faz a tradução via texto e também por voz sintetizada.
Ainda não se sabe quais vão ser as línguas que numa fase inicial serão suportadas. O Skype Translator foi apresentado pelo diretor executivo da Microsoft, Satya Nadella, durante a Code Conference da publicação online Re/Code.
Em 2013 ficou-se a saber que a Google também tem em desenvolvimento um projeto semelhante, e sabia-se na altura que o português estava no catálogo de línguas que estavam a ser trabalhadas. O projeto contava na altura com o apoio de Hugo Barra, brasileiro que entretanto saiu da Google para a Xiaomi.
Quando Pedro Moreno da Google esteve recentemente em Portugal para falar sobre a pesquisa de voz que é feita na tecnológica norte-americana, não deu indicações sobre a evolução do projeto, mas lembrando que não é um conceito difícil de concretizar.
Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Julien Roux desafia a gravidade a 4.823 metros de altitude numa linha suspensa entre dois balões -
App do dia
E.T.E Chronicle é um jogo de ação de naves e com mechs -
Site do dia
Extensão The Camelizer vai garantir que faz os melhores negócios na Amazon -
How to TEK
Está na altura de comprar um novo portátil? 5 sinais de alerta que não deve ignorar
Comentários