Já é utilizado por empresas e sociedades de advogados noutros países e vai estrear no mercado português através da PLMJ, que está a colocar no terreno um projeto piloto com o Kira, um sistema de machine learning para a análise de contratos.

A tecnologia vai permitir a automatização e extração de informação, cláusulas ou disposições contratuais de contratos estruturados e não estruturados, acelerando e melhorando a precisão de due dilligence e revisões de contratos, entre outros aspectos, refere a PLMJ numa nota enviada à imprensa.

Durante o projeto serão testadas cinco áreas diferentes: Corporate/M&A, Private Equity, Imobiliário & Construção, Projetos Internacionais e TMT. O objetivo é ter “ainda maior capacidade de resposta em operações de clientes que envolvam um grande volume de documentação, cuja revisão é, por norma, bastante morosa”, sublinha a PLMJ.

A solução da Kira Systems foi a melhor forma encontrada “de ajustar e inovar processos e práticas”, acrescenta a sociedade de advogados.