Se há alguns anos a cobertura de rede Wi-Fi estava confinada a um router localizado numa área da casa, normalmente na sala de estar, que repartia o sinal pelas restantes divisões, as quebras de sinal eram frequentes quando se tentava aceder à internet no outro lado da habitação. Foram-se encontrando soluções como os repetidores de sinais ou as powerlines que utilizavam a rede elétrica, mas agora a tecnologia Mesh é a solução atual para garantir sinal wireless em toda a casa.

É nesse sentido que a Google apresentou a sua solução de redes mesh, para que a família não tenha de disputar os melhores lugares da casa para ligar os seus (cada vez mais) dispositivos online. O Google Wifi é um dispositivo que garante conectividade em todas as áreas da casa e em cada aparelho, eliminando áreas “mortas” ou ligações intermitentes. Segundo Alex King, gestor de produto do Google Wifi, a empresa trabalhou durante três anos no projeto, sobretudo na investigação das necessidades das pessoas. Uma das conclusoes que foi retirada nas visitas domésticas, é que os utilizadores escondem os routers atrás dos televisores ou dos sofás por serem esteticamente agressivos, o que leva a uma quebra na sua perfomance. Essa foi a razão pela estética minimalista do seu produto, ainda que atraente. Tiveram ainda em conta a gestão de cabos e a forma circular garante sinal em 360 graus.

Uma rede mesh utiliza diversos routers sem fios interligados para criar uma rede wi-fi pela casa. O Google Wifi assenta na norma mesh IEEE 802.11, com Wi-Fi dual band simultâneo a 2.4 GHz e 5 GHz, mas introduz algumas inovações da gigante tecnológica para tornar a rede mais eficiente, sem a necessidade de utilizar mais cabos ou periféricos. A Google afirma que através do seu kit de três routers é possível obter uma área de cobertura de 420 metros quadrados, podendo ser ampliado com a colocação de mais dispositivos. Segundo esclareceu Alex King ao SAPO TEK, uma casa normal necessita apenas de três pontos de ligação, ou quatro se for realmente grande. Nos seus testes, a partir de seis pontos de acesso Google Wifi começa a perder perfomance.

Através da tecnologia Network Assist, a informação é conduzida pela pelo caminho mais rápido desde o dispositivo até à internet, aumentando a velocidade dos vídeos em streaming ou das partidas de jogos online. O assistente sugere dicas para tirar o melhor partido da rede, assim como a resolver os problemas que possam surgir. Para além de alertas quando há falhas de acesso à internet, pode ainda sugerir mover os pontos Google Wifi de local para obter uma maior velocidade da rede. A Google afirma que o seu sistema foi desenhado para garantir a transmissão de cinco streamings de vídeo com qualidade 4K em simultâneo, nos limites mais distantes das divisões da casa.

O sistema é controlado através de uma app, que pode fazer download na versão Android e iOS. Para além de uma configuração assistida da rede, poderá aceder a controlos parentais e tomar decisões sobre o tempo que as crianças podem estar ligadas online ou que conteúdos pode aceder. Se preferir, pode criar grupos de dispositivos e atribuir as mesmas regras. Por exemplo, introduzir um horário de utilização da internet dos computadores, consolas ou telemóveis das crianças no respetivo grupo. Ou então, atribuir a certos aparelhos uma etiqueta de prioridade para garantir uma maior cobertura de rede, como por exemplo assistir a um filme em streaming ou jogar online. Na aplicação pode ainda controlar a largura de banda que está a utilizar e gerir as palavras-passe da rede.

O Google Wifi está disponível nas lojas a partir de hoje, nas lojas Worten e na Google Store por 139 euros em versão unitária, ou 359 euros para packs de 3 unidades. De ter em conta que a utilização do Google Wifi não dispensa o modem de ligação fornecido pela operadora contratada para introduzir internet em casa. Poderá sim dispensar o router wireless da empresa, e no caso de ser um dispositivo 2-em-1, deverá desligar o sinal de rede sem fios se pretende utilizar a solução da Google.

Perguntámos ainda ao responsável da Google se havia planos para a venda do equipamento em bundles de serviços com os ISP em Portugal, mas a resposta para já foi negativa.

Nota de redação: o artigo foi atualizado com mais informações e explicações do produto por Alex King, gestor de produto do Google Wifi durante uma chamada em Hangout com o SAPO TEK.