A Sony divulgou hoje à comunicação social alguns detalhes acerca do processador Cell do grupo japonês de electrónica de consumo que irá accionar a nova Consola PlayStation 3, cujas potencialidades têm sido mantidas em segredo até agora.

O chip, que será mil vezes mais potente que o utilizado na PlayStation 2, vai ser construído no Japão numa moderna unidade que será equipada com circuitos de 65 nanometros de largura - menos 25 que os mais avançados chips da actualidade. Esta redução na largura dos circuitos possibilitará o fabrico de mais processadores, permitindo assim uma utilização em toda a potência da fábrica japonesa.

De forma a melhorar o desempenho do processador, a Toshiba - parceira da Sony no desenvolvimento do Cell - anunciou que vai utilizar uma arquitectura multicore, na qual um único chip pode conter diversos núcleos de processador.

A Sony, juntamente com a sua subsidiária e fabricante da PlayStation Sony Computer Entertainment, anunciou um investimento de 1,6 mil milhões de dólares nesta nova unidade fabril situada em Nagasaki.

Quanto à data de lançamento da consola PlayStation 3, prevê-se que possa ocorrer entre o final de 2005 e o início de 2006, sendo esta última indicação mais fiável tendo em conta o tempo que será necessário dispender para desenvolver o projecto deste novo chip, assim como para o seu fabrico.

Notícias Relacionadas:

2002-05-07 - PlayStation terá chip 200 vezes mais rápido em 2005