A Sony terá de indemnizar todos os utilizadores afectados pelo sistema anti-cópia que utilizava tecnologia rootkit. A sentença foi decretada por uma juíza norte-americana e obriga a empresa japonesa a facultar downloads gratuitos a todos os indivíduos lesados, ou em alternativa proceder à indemnização em dinheiro, avança a BBC. A solução já tinha sido proposta pela Sony em Janeiro, sendo por isso aceite pela empresa com agrado, revela a mesma fonte.



O caso remonta ao mês de Novembro do ano passado quando foi descoberta a introdução de um sistema anti-cópia em alguns CD's e DVD's da Sony que usava tecnologia rootkit, um software que permanece oculto às ferramentas de segurança comuns dos utilizadores.



Este sistema impedia a cópia dos conteúdos e a conversão dos mesmos para MP3, mas simultaneamente poderia deixar aberta uma porta para vírus. O software é utilizado por crackers e permite que determinada aplicação permaneça oculta num computador, servindo de esconderijo para vírus, spyware ou outros arquivos de cariz malicioso. No caso, era utilizada pela Sony para a protecção contra cópias.



Tanto a Sony como a empresa responsável pelo desenvolvimento do sistema já tinham posto à disposição dos utilizadores uma aplicação para que o software fosse desinstalado dos computadores afectados, mas mesmo assim o tribunal optou por obrigar a empresa a pagar indemnizações aos afectados.




Notícias Relacionadas:

2005-11-17- Programa de desinstalação da XPC da Sony coloca PCs em perigo

2005-11-15- Sony recolhe CDs com protecção anti-cópia

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.