A Sony terá de indemnizar todos os utilizadores afectados pelo sistema anti-cópia que utilizava tecnologia rootkit. A sentença foi decretada por uma juíza norte-americana e obriga a empresa japonesa a facultar downloads gratuitos a todos os indivíduos lesados, ou em alternativa proceder à indemnização em dinheiro, avança a BBC. A solução já tinha sido proposta pela Sony em Janeiro, sendo por isso aceite pela empresa com agrado, revela a mesma fonte.
O caso remonta ao mês de Novembro do ano passado quando foi descoberta a introdução de um sistema anti-cópia em alguns CD's e DVD's da Sony que usava tecnologia rootkit, um software que permanece oculto às ferramentas de segurança comuns dos utilizadores.
Este sistema impedia a cópia dos conteúdos e a conversão dos mesmos para MP3, mas simultaneamente poderia deixar aberta uma porta para vírus. O software é utilizado por crackers e permite que determinada aplicação permaneça oculta num computador, servindo de esconderijo para vírus, spyware ou outros arquivos de cariz malicioso. No caso, era utilizada pela Sony para a protecção contra cópias.
Tanto a Sony como a empresa responsável pelo desenvolvimento do sistema já tinham posto à disposição dos utilizadores uma aplicação para que o software fosse desinstalado dos computadores afectados, mas mesmo assim o tribunal optou por obrigar a empresa a pagar indemnizações aos afectados.
Notícias Relacionadas:
2005-11-17- Programa de desinstalação da XPC da Sony coloca PCs em perigo
2005-11-15- Sony recolhe CDs com protecção anti-cópia
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Gemini 2: A pequena grande missão que abriu portas para a conquista da Lua -
Site do dia
28 dez 2024 09:48 Um esquilo entalado e uma águia perseguida: estas são as fotos mais cómicas de animais -
App do dia
O Duolingo do fitness chegou. Chama-se Impakt e quer mudar os seus treinos para melhor -
How to TEK
Google Maps pode ser transformado numa “máquina do tempo”. Veja como
Comentários