É caso para dizer que a PlayStation 4 soma e segue. A consola da Sony continua a vender a bom ritmo e no dia 4 de janeiro já somava 18,5 milhões de unidades comercializadas em todo o mundo. Só na época das festividades – entre 23 de novembro de 2014 e o início deste ano – foram vendidas 4,1 milhões de consolas.



A tecnológica japonesa continua sem ter grandes problemas em revelar números de vendas da sua mais recente consola doméstica, muito por causa do bom momento que a máquina de jogo tem atravessado a nível comercial.



Mais números positivos chegam do serviço de subscrição PlayStation Plus, obrigatório para jogar online na PlayStation 4. A Sony revelou que atualmente o número de contas ativas situa-se nos 10,9 milhões.

Ainda assim existem algumas vozes críticas – basta ler os comentários nas notícias da imprensa especializada – que dizem não perceber como é que uma consola consegue vender tanto no primeiro ano de existência tendo em conta que não foi apresentado nenhum jogo AAA exclusivo que justificasse tal vaga de vendas. Isto apesar de alguns dos melhores jogos do ano estejam na PS4.



Outros apontam ainda o dedo à Sony dizendo que perante tal número de consolas vendidas, o mínimo que a empresa pode fazer é reforçar o sistema PlayStation Network que está constantemente a dar problemas aos utilizadores.



Mas enquanto uns criticam, outros já veem a PlayStation 4 como a consola que será capaz de bater o recorde alcançado pela PlayStation 2 de 150 milhões de unidades vendidas em todo o mundo, aquela que é a consola mais vendida de sempre na história dos videojogos.



A PlayStation é agora uma das prioridades da Sony, tanto que a empresa até tem apostado numa ligação entre os smartphones e o seu sistema de jogo.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico