A Sony, que também fabrica leitores de eBooks, vai anunciar hoje planos para comercializar, até ao final deste ano, livros electrónicos apenas no formato ePub, avança a CNet.

O ePub é um formato aberto criado por um grupo que integra editoras como a Random House e a HarperCollins.

De acordo com a mesma fonte, a Sony deverá também remover o seu software anti-cópia que será substituído por outro, desenvolvido pela Adobe, que apenas limita o número de vezes que os ebooks podem ser copiados ou partilhados.

Quando entrarem em vigor as alterações, os livros adquiridos na loja online da Sony poderão ser lidos não só nos dispositivos da marca mas também em todos os leitores que suportem o formato ePub.

Os formatos proprietários dos eBooks - vendidos por marcas como a Amazon, cujos conteúdos vendidos só podem ser lidos no Kindle e que lidera o segmento - têm sido sempre apontados como um dos entraves à massificação dos livros electrónicos.

Steve Haber, presidente do departamento de leitores digitais da Sony, disse à CNet acreditar que este é um passo que deverá incentivar a proliferação de diferentes aparelhos de leitura, com diferentes características e preços, destinados a diferentes tipos de consumidor, o que deverá fazer com que as pessoas também diversifiquem as suas escolhas.

A estratégia da Sony vem na sequência das preocupações sobre o crescente poder da Amazon no fluorescente mercado de eBooks. As vendas de livros electrónicos apresentam um crescimento de 136,2 por cento entre2008 e 2009, de acordo com os dados da Association of American Publishers.