A empresa de segurança F-Secure descobriu que as unidades Microvault USM-F da Sony instalam arquivos que podem ser acedidos e utilizados por hackers. De acordo com a companhia finlandesa, o software instalado chama-se "c:windows" e mantém-se oculto no computador, assim como todos os ficheiros incluídos na pasta, informa Mika Tolvanen, membro da empresa no blog da F-Secure.
O mesmo responsável indica ainda que quem tem conhecimento da existência do ficheiro consegue aceder ao mesmo, criar novos arquivos escondidos e executar os arquivos a partir desse directório.
Este caso é semelhante ao que envolveu a Sony em 2005, quando foi descoberto que a empresa utilizava um programa anti-cópia que recorria a tecnologias rootkit. Na altura constatou-se que enquanto os utilizadores ouviam um CD era instalado um sistema de protecção no computador sem que estas tivessem conhecimento. Após a execução desse ficheiro ficava aberta uma porta no computador que permitia o acesso remoto a dados pessoais dos utilizadores.
Contudo, a F-Secure refere que o código utilizado agora não é o mesmo do detectado há dois anos e que fez com que a Sony fosse condenada ao pagamento de 1,5 milhões de dólares.
Na altura apurou-se que o ficheiro Mediamax havia sido incluído em alguns CDs da Sony em Agosto de 2003 e o ficheiro XCP em Janeiro de 2005, tendo sido utilizado em 4,7 milhões de CDs e 52 títulos com 2,1 milhões de cópias vendidas.
A F-secure refere que a Sony não tem responsabilidade no caso agora descoberto embora ressalve que existem muitas semelhanças com o anterior.
Notícias Relacionadas:
2007-01-31 - Sony submete-se a novo acordo judicial para resolver caso dos CDs com software anti-cópia
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Dynasty Warriors: Origins tem ação massiva com milhares de soldados no ecrã -
App do dia
High Seas Hero desafia a sobreviver no alto mar -
Site do dia
Reviva os momentos de Game of Thrones num jogo de estratégia para browser -
How to TEK
Google Maps pode ser transformado numa “máquina do tempo”. Veja como
Comentários