A Nucleus Research analisou a relação entre o spam e a produtividade laboral nos Estados Unidos e concluiu que, em média, a "epidemia electrónica" custa a cada empresa cerca de 712 dólares por funcionário.
Em comunicado a consultora refere que duas em cada três mensagens recebidas nas caixas email das empresas são lixo electrónico, o que dá uma média de 21 mensagens diárias de spam por utilizador.
Como consequência, todos os dias cada utilizador gasta cerca de 16 segundos a identificar e a apagar mensagens de fonte pouco viável, o que se traduz num custo de 70 mil milhões de dólares anuais para todas as empresas norte-americanas, mostram os dados.
Rebecca Wetteman, vice-presidente da área de estudos da Nucleus Research, afirma que "o facto da maioria das empresas possuírem filtros anti-spam não tem ajudado a solucionar o problema". A mesma responsável diz ainda que o lixo electrónico "deixou de ser apenas um problema tecnológico" e que são necessárias outras medidas de prevenção para além das já utilizadas.
O estudo demonstra ainda que pelo menos 90 por cento do total de emails que passam pelos servidores das empresas são mensagens de correio não solicitadas.
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