A Leitek Innovative Solutions foi a vencedora do concurso público lançado pela região da Madeira para o fornecimento de sistemas alternativos de deteção precoce de incêndios florestais para zonas de orografia complexa.

A Secretaria Regional de Infraestruturas (SRIE) da Madeira espera cobrir grande parte desta ilha e do Porto Santo com o sistema para deteção precoce de incêndios da tecnológica chinesa, Insight Robotics, fornecida pela startup sedeada no DNA Cascais.

 O sistema de deteção e alerta precoce de incêndios florestais da Insight Robotics deteta fontes de calor tão pequenas como dois metros quadrados, o tamanho de uma única árvore à distância de cinco quilómetros e sem falsos alarmes. A sensibilidade dos seus sensores consegue detetar incêndios a distâncias superiores a 13 quilómetros de dia ou de noite, em algumas situações mesmo através do fumo.

Composto  por redes de sensores robotizados Insight FD-TS, alimentados eletricamente por painéis fotovoltaicos, ligados a centros de comando e gestão como os CDOS (Comandos Distritais de Operação Socorro), o sistema deverá ficar implementado durante a primeira semana de novembro.

A Leitek Innovative Solutions foi a vencedora da competição “Ideias e Negócios” deste ano com o projeto “Drone Savior” e que consiste em um drone para salvamento marítimo e apoio à proteção civil.

Recentemente, a câmara de Oeiras adquiriu o primeiro sistema “Drone Savior” para reforçar a vigilância nas praias daquela zona.