A recém-lançada Steam Deck OLED da Valve e a Legion Go da Lenovo são duas consolas portáteis “rivais” num mercado que tem vindo a ganhar impulso nos últimos anos. Mas qual destas consolas é mais fácil de reparar? Os especialistas da iFixit decidiram averiguar.

Num novo vídeo no YouTube, os técnicos mostram que tanto a Valve como a Lenovo conceberam as suas consolas com a reparabilidade em mente. No entanto, existem diferenças a realçar entre os equipamentos, além de espaço para várias melhorias.

Clique nas imagens para ver com mais detalhe 

Do lado da consola da Lenovo, os especialistas destacam a utilização de tiras de adesivo que facilitam o processo de remoção da bateria. Os sensores utilizados nos comandos são outro dos pontos positivos, uma vez que reduzem significativamente a possibilidade de ocorrerem problemas semelhantes ao que se passaram com a Nintendo Switch e o “Joy-Con drift”.

No entanto, a complexidade na reparação dos comandos da Legion Go, assim como a organização de cabos e dos componentes no interior da consola são áreas onde há espaço para melhorar, afirma a iFixit.

Já do lado da Steam Deck, os especialistas realçam que a Valve tem tomado várias medidas tendo em vista uma maior reparabilidade das suas consolas portáteis, e a versão OLED não é uma excepção à regra.

Apesar disso, o processo de substituição da bateria e a colocação da entrada microSD são duas questões que dão “dores de cabeça” aos entusiastas das reparações DIY e que requerem uma maior atenção.

iFixit | Steam Deck OLED vs. Legion Go: qual consola portátil de gaming é mais fácil de reparar?
créditos: iFixit

Ao todo, a Steam Deck OLED e a Legion Go alcançaram uma pontuação de reparabilidade provisória de 9 e 8, respetivamente. A consola da Valve acabou por receber uma pontuação mais elevada graças à disponibilização de componentes originais para as substituições, realça a iFixit.