Tal como prometido, Steve Jobs, director executivo da Apple, revelou aos participantes da conferência WWDC que se realizou ontem em São Francisco o Panther, a nova versão do sistema operativo Mac OS X que irá suceder ao Jaguar e deverá ser lançada
comercialmente no final do ano a um preço de 129 dólares. Segundo Steve Jobs, a nova plataforma contém mais de 100 novas funcionalidades, incluindo uma versão melhorada do Finder e uma nova forma de organizar várias janelas abertas.

Deste modo, o gestor de ficheiros Finder possui características mais próximas do utilizador do que do computador, assegurou o director executivo da Apple. No topo da lista de funcionalidades adicionais que este novo Finder oferece está o sistema Labels de codificação por cores para ícones que a Apple integrou pela última vez no Mac OS 9. O modo de visualização em coluna do Finder foi melhorado de forma a facilitar a pesquisa de ficheiros, com uma funcionalidade de busca em tempo real que limita a pesquisa à medida que se introduzem caracteres adicionais para procurar, também presente no Mac OS 9.

A nova versão do Finder também oferece um botão de Acção com um estilo
semelhante ao do Windows XP que mostra o que os utilizadores podem fazer com qualquer ficheiro, bem como um painel semelhante ao do iTunes no lado esquerda de cada janela disponibilizando uma lista das drives e das pastas principais. A Apple alterou os diálogos clássicos Open e Save para incluir este painel lateral.

Um elemento distintivo do novo Mac OS X é o aspecto metalizado brushed do iApps da Apple, que também está presente no Finder. Entre outras alterações introduzidas no sistema operativo, contam-se a navegação dinâmica de redes, melhor suporte do Active Directory, impressão através de SMB - uma tecnologia de Virtual Private Network baseada no protocolo IPSec - e um rendering mais rápido de ficheiros PDF do que o próprio software da Adobe.

O novo lançamento irá também integrar a Exposé, uma tecnologia que Steve Jobs prometeu que irá facilitar o funcionamento multitarefa. Baseado no Quark Extreme, a Exposé sobrepõe e encolhe janelas em pequenas versões no desktop de forma a disponibilizar um índice visual de todas as janelas abertas. Ao clicar numa, esta desloca-se imediatamente para a frente.

A segurança do Mac OS X foi também reforçada com a tecnologia FileVault, que encripta e desencripta a pasta Home de um
utilizador em tempo real, protegendo os seus dados caso o computador se
perder ou for roubado. Tal como se esperava, o Panther irá introduzir um
processo mais rápido de migração entre utilizadores, que evita ter que
encerrar as aplicações.

Esta funcionalidade, também disponível no Windows XP e no software de desktop KDE para Linux, é implementada através de um menu especial que permite a passagem rápida entre utilizadores sem ser necessário a introdução das suas passwords.

A aplicação Mail do Mac OS X passa também a suportar rendering de HTML através do browser Safari da Apple, cuja versão oficial 1.0 foi lançada também ontem. O motor de rendering do Safari foi separado da própria aplicação de forma a permitir que qualquer outro software tire partido dele. O Mail será também capaz de lidar com destinatários com vários endereços de email.

Outra das grandes novidades do Panther é uma nova versão do iChat, a aplicação de Instant Messaging da Apple, que irá dentro em breve possibilitar a realização de videoconferências ocupando todo o ecrã. O iChat irá passar a funcionar com qualquer dispositivo de imagem ligado a uma porta Firewire. O software irá continuar a ser compatível com o serviço de IM da AOL, mas dentro em breve
irá utilizar também o .Mac, serviço de email por subscrição da Apple, e a tecnologia Rendezvous de redes locais imediatas sem necessidade de
qualquer configuração.

Ao que parece, outros serviços de IM como o da Yahoo!, ficarão de fora. Os utilizadores da versão Jaguar ou anteriores do Mac OS X que não pretendam actualizar para o Panther poderão adquirir o iChat por apenas 24 dólares. Até ao lançamento da versão oficial, será oferecido gratuitamente enquanto versão beta. Em resposta aos pedidos dos seus clientes, a Apple acrescentou a possibilidade de enviar faxes de documentos ao novo sistema operativo. A impressão e a criação de documentos deverá também ficar mais fácil com as novas ferramentas Font Book do Panther, que permitem que os utilizadores organizem melhor os tipos de letras à sua disposição.

Notícias Relacionadas:
2003-06-12 - QuarkXPress finalmente adaptado para sistema Mac OS X
2002-12-16 - Apple adia fim de sistema operativo Mac OS 9
2002-01-02 - Nova actualização de Mac OS X suporta mais periféricos