A Motion Picture Association of America (MPAA) apresentou um relatório sobre o mercado mundial de entretenimento. Uma das principais conclusões foi de que a indústria de entretenimento, que inclui cinema e home video, atingiu um novo recorde de receita em 2018: 96,8 mil milhões de dólares, 9% acima do total de 2017. Desse valor, 41,1 mil milhões resultaram de receitas de bilheteira, enquanto os restantes 55,7 mil milhões foram provenientes de receitas de home video.

tek mpaa1
tek mpaa1

O principal destaque vai para o rápido crescimento dos serviços de streaming, que atingiram mais de 613 milhões de subscrições em todo o mundo – uma subida de 27% em relação ao ano anterior. O relatório da MPAA refere que, pela primeira vez, o número de subscrições de serviços de streaming ultrapassou os de televisão por cabo, que registou uma descida de 2%, passando a somar cerca de 556 milhões de assinaturas.

tek mpaa2
tek mpaa2

No entanto, a faturação das subscrições por cabo continua a ser superior à dos serviços de streaming. Em 2018, verificou-se um crescimento de 5%, atingindo um total de 118 mil milhões de dólares.

tek mpaa3
tek mpaa3

Nos últimos anos, os serviços de streaming – em especial Amazon, Hulu e Netflix - têm vindo a crescer, tendo-se tornado capazes de competir com as estações de televisão tradicionais. A tendência será para que venham a crescer ainda mais, já que a Disney, a Apple e a NBC vão apresentar nos próximos meses as suas próprias plataformas de streaming.