A saída de Walter Bender na Fundação OLPC já está a dar frutos com o lançamento do Sugar Labs, uma fundação independente focada no desenvolvimento da plataforma Sugar, o interface criado para o PC de baixo custo da OLPC que tem sido elogiado pela simplicidade e facilidade de utilização.

O antigo presidente para a área de software e conteúdo da One Laptop per Child terá abandonado a fundação liderada por Negroponte em desacordo com a adopção do Windows XP como sistema operativo de base para os PCs dirigidos às crianças de países em vias de desenvolvimento.

Agora a plataforma Sugar vai ser desenvolvida de forma independente por esta nova fundação, que promete criar um ecossistema de software para a educação baseado no interface criado para o OLPC.

A ideia é alargar o alcance da plataforma e não a limitar ao XO da OLPC, prevendo-se a possibilidade de integrar outros PCs de baixo custo como o EeePC. "Vamos continuar a trabalhar com a OLPC mas vamos também trabalhar com outros fabricantes", explica Walter Bender, citado pela imprensa internacional.

A plataforma está disponível sob licença GNU General Public License (GPL) e já foi distribuída com o sistema operativo Ubuntu e Fedora.

Notícias Relacionadas:

2008-05-16 - Windows XP nos computadores da OLPC em Junho