A Sun Microsystems anunciou ontem o alargamento da sua plataforma de serviços e aplicações para a Web Open Network Environment (ONE) ao sector da banca, de forma a que as instituições financeiras possam oferecer aos seus clientes serviços on demand.



Durante o anúncio que decorreu em Anaheim - Califórnia -, na Conferência de Distribuição a Retalho do Bank Administration Institute (BAI), um instituto que presta informação e formação à indústria financeira norte-americana, a fabricante de hardware e produtora de software referiu o exemplo do caso do Swedbank, um banco sueco com cerca de 6,5 milhões de clientes que, graças à utilização da Sun One, viu aumentar os seus lucros e a rapidez de entrega de serviços.



No comunicado divulgado, a Sun garante que a sua infra-estrutura ajuda as instituições financeiras a melhorar a flexibilidade e fiabilidade do sistema de tecnologias de informação dos bancos. Isso resulta num menor custo total de propriedade - Total Cust of Owership, despesas relacionadas com a aquisição e manutenção do hardware -, na retenção e crescimento da base de clientes e no acesso a fontes não-tradicionais de obtenção de receitas baseadas em serviços.



"A Sun One oferece convergência e, desse modo, simplicidade: convergência das bases de dados já existentes entre todas as plataformas, de serviços tradicionais e não-tradicionais, suportados por toda a infra-estrutura de tecnologias de informação, e de diversas aplicações e sistemas operativos, de forma a que os bancos possam aceder a aplicações e informações vitais sobre os clientes em qualquer altura e local, bem como a partir de qualquer dispositivo ligado a uma rede informática", afirmou David Littlewood, director da divisão de vendas globais de serviços financeiros da Sun.



As soluções de realojamento de mainframes da Sun permitem às instituições financeiras transportarem as anteriores aplicações e ficheiros de dados para os seus servidores.


Notícias Relacionadas:

2001-11-29 - Sun explica a sua estratégia de serviços para a Web em conferência

2001-10-26 - Estratégia da Sun para a Net reforçada com Starter Kit

2001-02-06 - Sun lança estratégia para Internet