A Sun Microsystems
anunciou ontem o lançamento de dois novos tipos de servidores assentes em microprocessadores Intel. Sun Fire V60x e Sun V65x são os nomes das duas
máquinas, que se enquadram na nova política da empresa de competição no
mercado de computação de baixo custo. Em simultâneo, a empresa anunciou também o reforço de acordos com a Oracle e a Red Hat para comercialização cruzada de produtos e suporte de plataformas

Os novos servidores utilizam microprocessadores Xeon de 32 bits da Intel, com velocidade de relógio de 2,8 GHz e 3 GHz, e não os tradicionais
chips de 64 bits que habitualmente integram as máquinas da Sun. O modelo Sun V65x integra dois processadores, enquanto o V60x usa apenas um processador, mas ambos têm preços de venda ao público à roda dos 2.500 euros.

A opção por processadores Intel Xeon foi tomada fundamentalmente para reduzir o custo de produção e venda e servir os novos interesses da empresa em chegar ao mercado de gama baixa. De acordo com Scott McNealy, chairman e director executivo da Sun, as referidas máquinas são 25 por cento mais baratas que as suas equivalentes de marcas como a IBM ou a HP, sendo ainda menos dispendiosas do que as da Dell, empresa que ganhou quota de mercado e elevados lucros devido ao seu modelo de negócio baseado na oferta de produtos de baixo custo e distribuição directa.

A Sun tem praticado nos últimos meses uma política de preços mais agressiva, mostrando a analistas de mercado e clientes que a empresa também consegue ser um fornecedor de hardware, software e serviços de valor mais baixo. Desta forma, a Sun Microsystems procura fazer face à crise no sector que se traduz num desinvestimento das empresas na tecnologia que exigem agora que a companhia "faça mais com menos".

A empresa anunciou também com o lançamento das novas máquinas o estreitamento de relação com a Oracle e a Red Hat. No âmbito dos novos acordos, a Sun amplia o suporte aos produtos da Oracle nas linhas Solaris SPARC, Solaria x86 e Linux. É também assegurada a comercialização conjunta dos novos servidores de gama baixa.

Quanto à Red Hat, a Sun assinou um acordo global para a distribuição do sistema operativo Enterprise Linux, sendo que a primeira vai garantir a distribuição do Java Virtual Machine da Sun na sua versão de Linux, alargando o âmbito desta ferramenta de desenvolvimento.

Notícias Relacionadas:
2003-04-10 - Sun com novidades para a área de computação em rede e
armazenamento de dados

2003-02-07 - Sun revela oficialmente versão de Solaris 9 para servidores
com processadores Intel

2002-02-08 - Sun prepara-se para lançar novos servidores Linux de gama
baixa