A Sun poderá começar a cobrar pela suíte de ferramentas de produtividade StarOffice a partir da próxima versão 6.0, cuja data de lançamento está prevista para a segunda quinzena de Maio deste ano.



Esta informação foi divulgada recentemente pela publicação alemã Heise Online e poderá desacreditar a campanha contra a Microsoft em que a companhia está empenhada desde há alguns anos, já que a Sun tem vindo a disponibilizar gratuitamente o StarOffice desde que adquiriu em 1999 a empresa alemã Star Division.



Contudo, apenas os utilizadores dos sistemas operativos Linux e Windows terão que pagar uma taxa de licenciamento. Pelo contrário, os utilizadores da plataforma Solaris - uma versão proprietária do Unix - desenvolvida pela Sun continuaram a poder efectuar gratuitamente o download do software.



A Heise Online citou Martin Haerling, director de marketing da Sun, que referiu que esta decisão iria permitir que a Sun financiasse o desenvolvimento a longo prazo do produto. No final de 2001, a empresa tinha já retirado o acesso livre à versão 6.0 beta - algo que pressagiava o que acabou por acontecer agora - com a justificação de que tinha sido reunida informação suficiente.



Ao impor um preço ao mais próximo concorrente do Microsoft Office, a Sun poderá, no entanto, prejudicar a sua estratégia. Disponibilizando gratuitamente o StarOffice, a empresa tem sido capaz de argumentar que está a oferecer uma alternativa ao "imposto da Microsoft".



A Sun também poderia ser criticada pelos utilizadores do Linux, dos quais a companhia tem vindo a receber apoio na sua batalha para reduzir o peso da Microsoft na indústria de software. Contudo, o OpenOffice, versão open-source do StarOffice, vai permanecer gratuito.



As únicas diferenças entre o OpenOffice e o software original é que aquele não possui corrector ortográfico nem a base de dados pessoal Adabas. Mas a decisão da Sun poderá levar ao crescimento de outras suítes de software para Linux, como a AbiWord, Koffice e o AnywareOffice da VistaSource.


Notícias Relacionadas:

2001-12-17 - Download de StarOffice 6.0 Beta só até 31 de Dezembro

2001-10-03 - Sun Microsystems lança versão beta do StarOffice 6.0

2001-08-31 - Sun demonstrou o StarOffice 6.0 em versão beta

2001-05-08 - Sun prepara lançamento do StarOffice 6.0

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.