A Sun Microsystems apresenta hoje oficialmente a aguardada nova versão do seu sistema operativo para servidores Solaris, com a qual a fabricante de sistemas informáticos tentará regressar a uma "rentabilidade sustentada".
Com mais de 600 novas características, o Solaris 10 estará gratuitamente disponível para os utilizadores finais, ao contrário da forma habitual de comercialização a que as versões anteriores estiveram sujeitas. Quem utilizar esta versão gratuita do novo sistema operativo poderá descarregar também as actualizações de segurança que o sistema requer, mas não as correcções de erros nem aceder ao suporte técnico, vendido num pacote à parte, noticia a Reuters.
Esta nova estratégia de preços é a primeira etapa de um plano através do qual a fabricante pretende acompanhar o êxito das soluções baseadas em software livre - assente na gratuitidade das mesmas e no lucro que se obtém da assistência técnica, da personalização, etc - no mercado dos servidores.
A segunda fase chegará no início de 2005 e compreende a disponibilização do código do Solaris 10 à comunidade de programadores mediante uma licença de software livre, segundo a informação disponível no site da Sun.
Notícias Relacionadas:
2004-06-08 - Sun e Fujitsu vão unificar linhas de servidores Solaris e SPARC
2003-02-07 - Sun revela oficialmente versão de Solaris 9 para servidores com processadores Intel
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Ecrãs transparentes e tecnologia de áudio 3D brilham em formatos cada vez maiores nos televisores da CES 2025 -
Site do dia
TwinMind funciona como um companheiro inteligente de produtividade no browser -
App do dia
Gov.pt junta aplicações de autenticação e carteira de documentos numa única app -
How to TEK
4 formas de captar imagem e vídeo do ecrã do computador Windows
Comentários