A Sun Microsystems apresenta hoje oficialmente a aguardada nova versão do seu sistema operativo para servidores Solaris, com a qual a fabricante de sistemas informáticos tentará regressar a uma "rentabilidade sustentada".



Com mais de 600 novas características, o Solaris 10 estará gratuitamente disponível para os utilizadores finais, ao contrário da forma habitual de comercialização a que as versões anteriores estiveram sujeitas. Quem utilizar esta versão gratuita do novo sistema operativo poderá descarregar também as actualizações de segurança que o sistema requer, mas não as correcções de erros nem aceder ao suporte técnico, vendido num pacote à parte, noticia a Reuters.



Esta nova estratégia de preços é a primeira etapa de um plano através do qual a fabricante pretende acompanhar o êxito das soluções baseadas em software livre - assente na gratuitidade das mesmas e no lucro que se obtém da assistência técnica, da personalização, etc - no mercado dos servidores.



A segunda fase chegará no início de 2005 e compreende a disponibilização do código do Solaris 10 à comunidade de programadores mediante uma licença de software livre, segundo a informação disponível no site da Sun.



Notícias Relacionadas:

2004-06-08 - Sun e Fujitsu vão unificar linhas de servidores Solaris e SPARC

2003-02-07 - Sun revela oficialmente versão de Solaris 9 para servidores com processadores Intel

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.