Journ.E Touch é a designação dada pela Toshiba ao dispositivo que posiciona na categoria de Home Multimedia Tablet. O equipamento, apresentado em Setembro do ano passado na IFA, já está disponível em alguns mercados, mas só chegará a Portugal no final do Verão.

A oferta de conteúdos associada, que tem de ser ajustada a cada mercado, ainda está a ser trabalhada, explicou ao TeK Jorge Borges, responsável de marketing da subsidiária portuguesa da fabricante, à margem de uma apresentação feita esta manhã pela empresa em Barcelona. O mesmo responsável adiantou que em marcha estão já negociações com parceiros locais.

O tablet - que terá um preço abaixo dos 300 euros em Portugal e conectividade 3,5G - oferece ligação WiFi e HDMI. Tem um ecrã de sete polegadas (diagonal) e retroiluminacão LED. Dispõe de uma memória interna NAND Flash de 2 GB e suporte para cartões de até 32 GB. O processador integrado é ARM a 533 MHz.

O Journ.E pesa 427 gramas, mede 189x133x14 milímetros e oferece uma acesso fácil e a um conjunto de funcionalidades multimédia, organizadas graficamente no ecrã. A integração dessas funcionalidades e o acesso a partir de outros dispositivos é também uma prioridade do equipamento, que suporta o software Toshiba Media Controller, criado para facilitar a partilha de filmes, vídeos e outros conteúdos entre plataformas.

A ferramenta está também disponível de origem em mais quatro séries de equipamentos apresentadas pela empresa - L630; L650; L670 e A660. Entre estas, têm primeiro chegada prevista a Portugal as séries L650 (15 polegadas) e A660. A primeira partilha com as restantes séries L, agora refrescadas pela empresa, a drive Blu-ray (regravável) e os processadores Intel Core i3 ou i5.

A série A660, estrela da apresentação no domínio dos portáteis, tem equipamentos optimizados para aplicações multimédia, com colunas Dolby Stereo e microfones Harmon Kardon. Também integra Blu-ray e sintonizador de TV. Estes são ainda os primeiros equipamentos da fabricante lançados na Europa com tecnologia Intel Wireless Display, também criada para facilitar a partilha de conteúdos do PC para a TV. Um pouco à semelhança do que faz o TMC, mas permitindo que no ecrã da TV seja possível ver todo o conteúdo do ecrã do PC.

Alan Thompson e Thomas Teckentrup, presidente da Toshiba para o sul da Europa e responsável pela divisão de PCs na região, referem que a estratégia da empresa está suportada numa visão multi-ecrã, em que o PC continua e continuará a desempenhar um papel central.

Os novos equipamentos apresentados pela empresa, como explicou Teckentrup, representam o esforço de ir ao encontro do desejo do cliente para partilhar conteúdos de forma cada vez mais simples. De acordo com dados de uma pesquisa feita pela empresa, seis em cada sete pessoas demonstram interesse em conseguir partilhar conteúdos a partir de um único clique.

O software Toshiba Media Controller (TMC) é um dos resultados desse esforço, integrado num número crescente de equipamentos da empresa, mas disponível para um leque ainda mais vasto de produtos. O TMC, assim como o plug-in que inclui para colocar um ícone no YouTube e facilitar a utilização do canal para divulgar conteúdos com origem no PC, estão disponíveis para download, podendo ser integrados em equipamentos que não assegurem a oferta de origem. Dispõe também de uma aplicação para iPhone.

Cristina A. Ferreira

Em Barcelona, a convite da Toshiba