A TAP, o Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU) e o Instituto de Informática da Segurança Social eram os finalistas do Prémio Abertura, uma distinção atribuída aos melhores projetos que dão uso a tecnologia open source. A transportadora aérea acabou por ser a grande vencedora, um galardão atribuído durante o evento Linux 2015.

Em causa está o projeto Flytap, o principal portal da empresa. Em comunicado a Associação de Empresas de Software Open Source Portuguesas (ESOP) destaca o facto de ser uma infraestrutura complexa, que está sempre em funcionamento e que se destina a diferentes mercados.

O desenvolvimento do FlyTap foi baseado no sistema operativo Linux, nas linguagens de programação PHP e JavaScript, os servidores de base de dados são MySQL e SQLite, enquanto os serviços Web ficam a cargo do Apache.

“O exemplo da TAP Portugal é significativo e demonstra que o open source começa a ganhar terreno no ambiente corporativo. São cada vez mais as empresas que optam por soluções de código livre, em detrimento das proprietárias”, diz a ESOP na nota de imprensa.