A Microsoft patenteou um tapete vibratório que pode impedi-lo de colidir com mobília durante as suas sessões de realidade virtual. O acessório faz parte das investidas da empresa no sector da realidade virtual, onde a Xbox da próxima geração poderá desempenhar um papel fulcral.

Xbox poderá ter posto de lado mais um headset de realidade virtual
Xbox poderá ter posto de lado mais um headset de realidade virtual
Ver artigo

Nos desenhos técnicos que constam da patente, a tecnológica incluiu uma Xbox, um headset e um Kinect, pelo que o futuro deste sistema pode passar pela já confirmada Project Scorpio. Note que a maioria dos sistemas de realidade virtual integram um sistema de alertas para notificar o utilizador de que ele está a sair da zona de segurança. No entanto, estes sistemas não são 100% fiáveis e mantêm o risco de colisão. Outros contam já com este recurso: um tapete físico, com um toque específico, que dão ao utilizador um sentido espacial mais aguçado. Contudo, como sublinha a Variety, este novo "periférico" é ligeiramente mais tecnológico do que estas alternativas que mencionamos. Segundo a publicação, este tapete vai integrar marcadores que podem ser lidos pelo headset e que vão levar ao reajustamento da zona virtual de jogo, para que o utilizador só possa interagir com aquilo que se encontra dentro desta "zona de segurança".

A patente contempla ainda a existência de motores de vibração, que vão ajudar o acessório a emitir feedback háptico, e sensores de pressão, que vão comunicar-lhe a posição do jogador.

Outra característica interessante é que este tapete será modular, o que significa que a Microsoft poderá vir a vendê-lo em conjuntos de blocos montáveis e desmontáveis, de forma a facilitar o ajuste do mesmo à zona de jogo de cada utilizador, seja ela uma sala de estar ou um pavilhão.

A existência de uma patente como esta é a confirmação de que a tecnológica norte-americana está a pensar na realidade virtual, mas não a confirmação de que esta estará presente na Xbox ou sequer a confirmação de que será um produto com uma versão comerciável.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.