No contexto da pandemia e dos desafios colocados na forma de trabalhar devido ao isolamento, a Microsoft continua a responder com soluções empresariais para facilitar a comunicação entre os profissionais das organizações. É nesse sentido que foi lançado o Microsoft Purview, uma solução de gestão de dados unificada que permite gerir e proteger o património de dados das organizações em teletrabalho.
A nova ferramenta da Microsoft combina as capacidades de gestão de dados do Azure Purview que foi lançado no ano passado com o Microsoft 365 de Segurança e Compliance. O sistema oferece recursos de gestão de identidade, assim como o acesso a proteção contra eventuais ameaças, segurança na cloud, gestão de endpoints e privacidade, de forma mais facilitada.
A Microsoft refere ainda que os o Purview Data Loss Prevention (DLP) também está agora disponível para os endpoints MacOS, permitindo às organizações amplificar os seus conhecimentos e controlos aos equipamentos que executam MacOS. A tecnológica diz que para que os dados confidenciais possam ser partilhados em segurança é necessário identificá-los, por isso, amplificou o catálogo de tipos de informações confidenciais com mais de 50 novos classificadores, que pode ser consultado.
A sua solução permite aos utilizadores acederem de forma remota aos ficheiros, a partir de múltiplos locais, equipamentos e aplicações. É assim possível a visualização simultânea de documentos encriptados para dispositivos mobile (iOS e Android) por vários utilizadores em simultâneo, criando-se uma maior colaboração e produtividade em tempo real.
O anteriormente denominado Microsoft Information Governace passa a ser Microsoft Purview Data Lifecycle Management, estando agora disponível para pré-visualização pública. A Microsoft afirma que melhorou as funcionalidades de deteção e investigação do Microsoft Purview Insider Risk Management, que inclui uma cobertura alargada com o Microsoft Defender for Cloud apps.
De forma a suportar os colaboradores, que estão a comunicar através de uma maior variedade de canais digitais, a Microsoft revelou novos recursos no Purview eDiscovery Premium, melhorando a identificação de dados no Teams, além de ajudar a gerir as retenções legais. Por outro lado, para ajudar as organizações a manter uma cultura de trabalho positiva e um forte compromisso com a privacidade dos utilizadores, a empresa introduziu o Microsoft Purview Communication Compliance.
A ferramenta ajuda a detetar violações no código de conduta, incluindo situações de assédio, ameaça à linguagem ou a partilha de informações e conteúdos confidenciais. As suas mais recentes funcionalidades oferecem sistemas de reconhecimento ótico de carateres, modelos de machine learning, assim como uma redução do tempo de deteção-investigação e orientação para o onboarding dos colaboradores.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
20 anos de Halo 2 trazem mapas clássicos e a mítica Demo E3 de volta -
App do dia
Proteja a galáxia dos invasores com o Space shooter: Galaxy attack -
Site do dia
Google Earth reforça ferramenta Timelapse com imagens que remontam à Segunda Guerra Mundial -
How to TEK
Pesquisa no Google Fotos vai ficar mais fácil. É só usar linguagem “normal”
Comentários