O Instituto de Linguística Teórica e Computacional (ILTEC), em Lisboa, está a desenvolver um projecto para criação de uma tecnologia de geração automática de pronúncias de diferentes variedades do português, que fique acessível a todos os membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

"Léxico Unisyn do Português" (LUPo) foi a designação escolhida para a iniciativa, que tem como principal objectivo "o desenvolvimento de uma base para um sistema multi-pronúncia de conversão de texto em fala", adiantam os responsáveis, em comunicado.

"O LUPo é uma ferramenta baseada num sistema letra-som que está associado a uma base de dados de palavras, expressões e frases que permitirá aos utilizadores gerar pronúncias específicas de uma forma fácil e intuitiva, como clicar apenas num botão", lê-se na nota à imprensa.

O grupo de trabalho é composto por especialistas nas áreas da fonética, linguística computacional, lexicografia, fonologia, morfologia, dialectologia e sociolinguística do português.

De acordo com os especialistas, os léxicos a considerar incluirão variedades do português utilizadas em África, Ásia, Europa e América do Sul, adequando a ferramenta à utilização por um leque alargado de países.

O recurso poderá ser acedido livre e gratuitamente através da instalação de uma aplicação independente ou a partir do Portal da Língua Portuguesa - onde são facultados vários recursos linguísticos para o público em geral e a comunidade científica.

O novo projecto, aprovado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), teve início em Março deste ano e será desenvolvido durante os próximos três anos, numa parceria com várias instituições internacionais, como a Universidade Federal do Rio de Janeiro e a Universidade de São Paulo, no Brasil.

Recorde-se que a Microsoft tem em Portugal um Centro de investigação para o Desenvolvimento da Linguagem (MLDC) que recebeu o apoio da Agência de Inovação.