Chega hoje às lojas nacionais o Xperia Play, "o primeiro smartphone com consola e comandos PlayStation", como é apresentado pela TMN, que assegura o exclusivo do lançamento em Portugal.

O modelo da Sony Ericsson que ficou conhecido como "o telefone PlayStation" tem como objectivo oferecer uma experiência de utilização semelhante a uma consola portátil, destacando-se como uma das suas principais características o painel de controlos sob o ecrã deslizante, que replica o dos comandos da PS e assegura a possibilidade de trazer para o telefone títulos em que a jogabilidade era comprometida pelo ecrã táctil.

O processamento gráfico é outro dos pontos fortes, garantindo uma reprodução de imagens a 60 frames por segundo - a da PSP actualmente comercializada é de 30fps. Como explicámos quando foi apresentado, o dispositivo integra um processador Snapdragon de 1 GHz que a Qualcomm optimizou com um GPU gráfico Adreno integrado.

O dispositivo, que é comercializado com a última versão do Android (2.3 ou Gingerbread), traz seis jogos já instalados: FIFA 2010, Star Battalion, Bruce Lee, Tetris, SIMS 3 e Crash Bandicoot. Pode ainda ser descarregado gratuitamente o Asphalt 6, da Gameloft.

A produtora do título de corridas de carros - que vem com modo multijogador online - tem mais 12 jogos no Android Market optimizados para este telefone e promete lançar mais dois já na próxima semana. Cada jogo custa 5 euros.

A Sony Ericsson adiantou ainda que, até ao final do ano, espera ter 100 jogos específicos para este terminal. O objectivo é reforçado com a disponibilização de ferramentas para desenvolvimento por parte dos programadores interessados.

O novo equipamento é comercializado pelo valor de 499,90 euros - ou a partir de 199,90, para quem quiser aderir a um dos tarifários Unlimited.

[caption]xperia xplay[/caption]