Os telemóveis com câmaras fotográficas incorporadas são considerados um estímulo e não uma ameaça à venda de aparelhos dedicados exclusivamente à fotografia, um factor que aliado à redução dos preços que estas últimas têm sofrido estimulou o mercado, revela o relatório "Mobile Imaging" da IDC.

Cerca de 30 por cento dos clientes móveis que captam imagens com o seu telemóvel pretendem comprar um equipamento específico para essa função, pois alegam terem sido conduzidos ao mundo da fotografia digital por intermédio dos telefones móveis, indica o estudo.

Chris Chute, analista da IDC, afirma que os consumidores norte-americanos continuam a preferir câmaras normais para registarem os momentos mais importantes. "Por sermos uma cultura tradicional ainda nos identificamos com as câmaras tradicionais. O telemóvel ainda é encarado como um aparelho para fazer chamadas telefónicas", disse Chute.

A utilização de telemóveis para tirar fotos contínua em crescimento, mas a quantidade de imagens retiradas de câmaras digitais é superior. Em 2004, nos Estados Unidos, foram capturadas cerca de quatro mil milhões de fotografias através de telemóveis e a previsão para este ano é de cerca de 7,5 mil milhões. Porém, este ano, as imagens de câmaras digitais podem alcançar os 40 mil milhões face aos 28 mil milhões registados no ano passado.

O estudo indica ainda que os utilizadores que captam imagens com os telefones tendem a mantê-las no próprio aparelho ou no computador.

Notícias Relacionadas:

2005-08-15 - Kodak apresenta novas câmaras digitais EasyShare da Série V

2005-02-14 - Mercado de câmaras digitais deverá crescer 13 por cento em 2005

2002-01-23 - Telemóveis com câmaras incorporadas podem substituir máquinas fotográficas digitais