O último relatório do NPD Group revela que o mercado norte-americano de videojogos está a reanimar, registando em Março o terceiro melhor mês de vendas de sempre, fora dos períodos festivos.

Segundo os dados da empresa de estudos de mercado, as receitas globais situaram-se nos 1,52 mil milhões de dólares (1,12 mil milhões de euros) registando uma subida de 6 por cento em relação ao mesmo período de 2009, altura em que se fixaram nos 1,44 mil milhões de dólares (1,06 mil milhões de euros).

Os números são animadores, principalmente quando comparados com os dois primeiros meses deste ano, em que os resultados tinham ficado 13 (em Janeiro) e 14 (em Fevereiro) por cento abaixo do período homólogo.

O software é o principal responsável pelas boas notícias, apresentando um crescimento de 10 por cento face a Março do ano passado, para um total de 875,3 milhões de dólares de receita (646 milhões de euros). Ainda assim, a contagem anual (que inclui Janeiro, Fevereiro e Março) continua 5 por cento abaixo dos valores registados por esta altura em 2009, faz notar a .

O hardware registou em Março um decréscimo de vendas na ordem dos 4 por cento, quando comparado com o mesmo mês do ano passado, o que se deve, em parte, às descidas de preços das consolas, adiantam os analistas dos NPD Group.

A Nintendo continua a dominar o mercado dos equipamentos, com a Wii a revalidar o título de consola mais vendida pelas 557 mil e quinhentas unidades entregues. A DS venceu também no seu segmento, com 700 mil consolas portáteis vendidas. A Xbox e a PS3 venderam 338,400 e 313,900 unidades, respectivamente.

Curiosamente, o jogo mais vendido não foi um título para a Wii, mas antes o God of War III para a PS3, o que é referido pelos especialistas como um mais um bom indicador de que o mercado poderá estar a ganhar novo fôlego.