Criado pela Supermassive Games, o Until Dawn é uma versão jogável de forma interativa de um slasher film. Segundo os seus criadores, foi buscar referências a títulos cinematográficos como Shining, com elementos de Silent Hill e de Resident Evil. Por aqui já dá para ter uma ideia daquilo que espera os jogadores que a partir do próximo dia 26 de agosto, quando estiver disponível para compra.

Já a inspiração para um dos elementos chave em que a trama assenta – o chamado “efeito borboleta” – nasceu de Fatal Frame II: Crimson Butterfly, um jogo de terror japonês.

Na história imprevisível de Until Dawn o enredo assenta na ida de oito amigos para uma cabana remota numa montanha. Uma noite de inverno cerrado serve de cenário para os eventos sinistros que irão suceder.

Cabe ao jogador colocar-se na pele de cada um dos oito personagens que tentarão fugir ao assassino tresloucado que os persegue. A trama desenvolve-se à medida que vão sendo tomadas decisões entre escolhas múltiplas, que podem surgir numa mera conversa entre personagens ou durante uma ação de jogo.

É nesta parte que se aplica o efeito borboleta, com a promessa dos argumentistas de que toda e cada decisão irá influenciar o destino de cada personagem, no momento ou mais à frente, com o desenrolar da história... até que a madrugada surja.

A tour de lançamento de Until Dawn passou por Lisboa e contou com a presença de Will Byles, diretor criativo da Supermassive Games que falou sobre alguns dos pormenores do jogo.

Segundo o responsável, o script do jogo tem 10 mil páginas, atendendo a todas as opções de trajetória do enredo e finais possíveis. De seguida, “e passando algumas partes à frente”, o jogo demora cerca de nove horas a terminar, mas muitas mais foram necessárias para o seu desenvolvimento.

Entre os vários pormenores do desenvolvimento do jogo, Will Byles apontou a expressão realista mostrada pelos personagens de Until Dawn, conseguida graças a um método que envolveu o registo de centenas de expressões dos atores por detrás dos “bonecos animados”.

O Until Down está disponível a partir do próximo dia 26 de agosto.