Ontem realizou-se o Tesla's AI Day e esperava-se que Elon Musk apresentasse algum novo projeto da empresa em torno da inteligência artificial, tais como novidades para o sistema de navegação automático dos seus veículos. Não deixa de ser surpreendente que o magnata tenha mesmo apresentado um robot, batizado de Tesla Bot. Trata-se de uma figura humanoide, bem mais próximo de um ser humano do que, por exemplo, os robots da Boston Dynamics, como o Atlas.
O projeto não foi mostrado fisicamente, apenas discutida a ideia do seu conceito. Elon Musk disse, em tom de brincadeira que lhe é característico, que o robot será amigável. A CNet reporta que o Tesla Bot vai basear-se na mesma inteligência artificial que gere os veículos da fabricante de automóveis. O robot será construído com materiais leves e terá uma altura semelhante a um humano adulto, com cerca de 1,73 e 56 quilos. O primeiro protótipo deverá estar pronto no próximo ano.
Veja na galeria algumas imagens do Tesla Bot:
A cabeça será composta por câmaras que gerem a tecnologia Autopilot dos automóveis Tesla, para que analisem o seu ambiente em redor e se moverem. Internamente terá o mesmo computador FSD, de condução autónoma dos seus carros.
A apresentação do robot surgiu enquanto eram detalhados novos avanços na tecnologia de inteligência artificial dos automóveis Tesla, assim como o supercomputador Dojo, que vai gerir a navegação dos veículos pela cidade sem intervenção humana. E o robot serviu como elo de “humanização” da sua tecnologia.
Apesar de revelar novos avanços no campo da IA, Elon Musk sempre foi muito cuidadoso na forma como esta deve ser encarada com preocupação. O líder da Tesla sempre foi contra o uso de robots como armas, alertando para o perigo da IA. Mas no caso do seu robot, salienta que este tem intenções de ser amigável e lento, para que seja fácil de o derrotar, diminuindo o perigo, explicou Elon Musk, sempre de forma excêntrica como lhe é característico.
Um dos objetivos do robot é eliminar tarefas que sejam perigosas, repetitivas ou aborrecidas, cita a CNet, dando o exemplo de o mandar às compras. Para o futuro, Elon Musk diz que o trabalho físico será uma escolha, que as pessoas não necessitarão de o fazer.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Fortnite toma de assalto Counter-Strike 2 e Valorant com o novo modo Ballistic -
App do dia
Nintendo Music traz 40 anos de bandas sonoras dos jogos para o smartphone -
Site do dia
Europa Clipper inspira nova banda desenhada sobre astrobiologia da NASA -
How to TEK
Mude o assistente do Waze para a vozes do Venom e Eddie Brock
Comentários