Depois de vários meses de especulação, é agora um segredo aberto que a Apple está a trabalhar nos seus próprios sistemas de condução autónoma. Os primeiros carros em teste já pisaram a estrada, mas Tim Cook garante agora que o software que está a ser criado pela marca da maçã não vai servir apenas para guiar automóveis.

Numa conferência com os investidores da empresa, o atual CEO da tecnológica afirmou que "os sistemas autónomos podem ser utilizados de diversas maneiras. Os veículos são apenas uma". O mistério, no entanto, ficou no ar, uma vez que o norte-americano disse não se querer "alongar " no assunto.

Clara fica a ideia de que a Apple não está a trabalhar num sistema autónomo convencional, como temos visto surgir pelas mãos de outras empresas dos sectores tecnológico e automóvel. Na verdade, como nota o The Verge, este tipo de programa pode funcionar para autonomizar drones, robots, entregas, processos logísticos e muitas outras coisas. A declaração abre espaço à especulação, mas ideia de um único software conseguir convergir capacidades para operar diferentes máquinas é, no mínimo, promissor.

Do ponto de vista comercial, este produto pode levar a ampliar o leque de mercados onde a Apple marca presença, uma vez que os segmentos da inteligência artificial e dos sistemas autónomos estão em crescendo.

"Temos um grande projeto em andamento e estamos a investir muito nisto. Do nosso ponto de vista, a autonomia é a mãe de todos os projetos de inteligência artificial", referiu Cook, garantindo ainda que a empresa está muito focada no desenvolvimento deste sistema.