A TMN definiu os termos de seu contributo para o programa e|iniciativas que arrancou efectivamente no Sábado passado depois de ter sido anunciado pelo Governo em Junho. Zeinal Bava, presidente da operadora, anunciou que a empresa vai investir entre 100 a 150 milhões de euros para assegurar a disponibilidade de 300 mil PCs, cerca de metade do número que se prevê venha ser entregue ao abrigo da iniciativa.



O programa e|iniciativas oferece condições especiais de acesso ao PC e à Internet para estudantes, professores e trabalhadores inscritos no programa Novas Oportunidades e pretende ao longo dos próximos três anos mudar o cenário português de acesso às TIC.



As estimativas do Governo indicam que cumprirão os requisitos para receber estes incentivos à utilização das TIC 240 mil alunos, 150 mil professores e 250 mil trabalhadores inscritos no programa Novas Oportunidades, num total de 640 mil visados ao longo dos próximos três anos.



Nos termos do protocolo assinado entre o Governo, os operadores de telecomunicações e fabricantes ficou definido que os PCs portáteis a distribuir no âmbito da iniciativa teriam um custo máximo para o beneficiário de 150 euros, enquanto a ligação à Internet terá um preço que varia entre os 15 euros (Novas Oportunidades) ou 17,5 euros (estudantes que não beneficiam de acção social e professores).



A subsidiação de equipamentos e serviços é assegurada pelos operadores móveis, no âmbito das contrapartidas a que ficaram sujeitos com a atribuição das licenças de terceira geração móvel que hoje exploram. A TMN adiantou-se e decidiu cobrir cerca de metade das despesas do programa governamental, num esforço que Zeinal Bava admite, terá impactos na utilização da Internet móvel. O responsável garante que a colocação no terreno desta iniciativa será acompanhada de um reforço da cobertura 3,5G em todo o país e nas escolas.



Os beneficiários do programa e|iniciativas que optem pela oferta veiculada pela TMN podem desde já fazer o seu pedido no site da operadora. Se estiverem inscritos no programa Novas Oportunidades receberão em 24 horas o portátil e a ligação à net. Se forem alunos ou professores a reserva fica guardada até Setembro, altura em que as escolas entram em funcionamento e podem validar a elegibilidade do pedido. As entregas serão posteriormente processadas por ordem de chegada dos pedidos.



Os PCs distribuídos pela TMN são por agora apenas Fujitsu Siemens mas a empresa está a trabalhar com outros fabricantes e alargará brevemente a oferta.



Notícias Relacionadas:

2007-07-21 - Primeiros portáteis entregues a formandos de Programa Novas Oportunidades

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.