No final do segundo trimestre a TomTom perdeu a liderança do mercado de sistemas dedicados de navegação por GPS para a Garmin. O segundo lugar é para a fabricante, que desde 2005 lidera as vendas mundiais destes dispositivos, uma novidade. De acordo com os números da Canalys, a empresa perdeu a liderança para a Garmin por 0.6 pontos percentuais o que se traduz na venda de menos 45 mil unidades no período em análise.



Os dados mostram que a Garmin garantiu uma quota de 24,9 por cento ao vender 1,85 milhões de dispositivos de localização e a TomTom ficou com uma quota de mercado de 24,3 por cento, graças a vendas de pouco mais de 1,8 milhões de dispositivos. Ainda assim, todas as cinco empresas consideradas pelo estudo apresentaram taxas de crescimento significativas, face ao mesmo período do ano passado. As três primeiras (onde também se inclui a Mio Technology) registaram crescimentos superiores a 100 por cento e o quinto classificado da tabela (Magellan) aumentou as vendas no período em análise 548,3 por cento.



Os equipamentos dedicados continuam a representar o grosso do mercado (90 por cento), embora se registe um crescimento na posição dos smartphones que já representam 6 por cento do mercado. Ainda assim, a consultora não antevê futuro promissor para os operadores nesta área, por considerar que os fabricantes de equipamentos dedicados têm os meios para fazer evoluir os seus equipamentos, dotando-os de novas capacidades técnicas (ligação à Internet, por exemplo), mantendo a competitividade das suas ofertas e a liderança.



Outro aspecto sublinhado pelo estudo é o crescimento significativo do mercado americano, o que também pressupõe um aumento da concorrência por parte dos fabricantes daquela região. Contudo, o mercado europeu continua a dominar representando 60 por cento das vendas mundiais, contra 26 por cento no mercado americano. No entanto, as vendas na Europa aumentaram 83 por cento face ao mesmo período do ano passado e 300 por cento nos Estados Unidos.



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