A Toshiba lançou uma nota onde anuncia que se juntou à organização que promove o desenvolvimento do Blu-ray, o formato para discos alta definição que derrotou o HD DVD.

A fabricante japonesa liderava o grupo de desenvolvimento do HD DVD, que durante algum tempo disputou mercado com o Blu-ray para se tornar o formato vídeo de próxima geração. A indústria de Hollywood acabou por ter um papel decisivo na "guerra", quando a maioria dos estúdios optou por experimentar a alta definição de vídeo com Blu-ray. Limitado ao apoio da indústria informática, o HD DVD perdeu terreno e acabou por morrer à nascença, com a Toshiba a descontinuar o investimento que tinha feito na tecnologia.

Quando tomou a decisão e nos meses seguintes, a Toshiba defendeu que havia muito espaço de inovação antes de ser necessário adoptar um novo formato de vídeo de alta definição, nos seus leitores de vídeo de sala ou do PC.

Pouco mais de um ano depois muda de opinião e anuncia a adesão à Blu-ray Disc Association.

A notícia surge pouco tempo depois da empresa ter confirmado a informação publicada por um jornal japonês onde se revelava que até final do ano a fabricante tinha planos para lançar produtos com suporte para Blu-ray. Agora reconfirma-o.