No seguimento da aliança estabelecida entre a Microsoft e a Toshiba, as duas empresas anunciaram que pretendem desenvolver leitores de DVD de alta definição, optando ainda pelo licenciamento cruzado de tecnologias e cooperação no desenho de novos modelos de computadores portáteis.

O negócio assume-se como um passo significativo na guerra directa contra a tecnologia Blu-ray, desenvolvida pela Sony, já que ambas pretende tornar-se o padrão de facto para a próxima geração de DVDs de alta densidade.

No passado mês de Abril, a Microsoft e a Toshiba assinaram um acordo para a partilha de patentes em produtos audiovisuais incorporados em computadores. Agora, vão ser desenvolvidos leitores de HD-DVD que juntam a experiência da Microsoft na tecnologia de PCs e a perícia da Toshiba nos produtos de electrónica de consumo.

Apesar de a tecnologia Blu-ray ter mais capacidade de armazenamento, com 50 gigabytes comparativamente com os 45 gigabytes utilizados no HD-DVD, os proponentes da nova geração de leitores dizem que o seu formato é mais barato porque o método de produção é semelhante ao dos DVDs actuais.

Com o crescimento cada vez mais lento do mercado tradicional de computadores pessoais a Microsoft tem acelerado todos os esforços para ganhar uma presença no mercado de electrónica de consumo, que ainda é liderado por fabricantes japoneses tal como a Sony e a Matsushita Electric Industrial, empresa responsável pelos produtos da Panasonic.

O reforço desta aliança pode traduzir-se na produção de PCs e computadores portáteis, usando a próxima versão do sistema operativo da Microsoft Windows, Longhorn. Além disto, o facto de partilharem o licenciamento de tecnologia ajudará a reduzir os custos e aumentar o desenvolvimento de novos dispositivos.

Notícias Relacionadas:

2005-05-12 - Toshiba desenvolve DVD com maior capacidade de armazenamento

2005-04-22 - Blu-Ray e HD-DVD podem resultar em formato híbrido

2004-10-20 - Primeiros portáteis com HD DVD chegam ao mercado em 2005