Depois de terem decidido disponibilizar gratuitamente o Pocket Voice a todos os utilizadores com dificuldades de comunicação verbal, Carla e Pedro Faria conseguiram reunir o apoio da HP e da Toshiba para a oferta e descontos na aquisição de equipamentos Pocket PC para estes cidadãos com necessidades especiais. O Pocket Voice é uma aplicação que possibilita a qualquer utilizador a utilização da linguagem pictórica, símbolos ou texto para comunicar, já que o software reproduz com som as palavras ou frases previamente gravadas.



Esta aplicação foi desenvolvida por Carla e Pedro Faria, programadores que têm vindo a criar software para Pocket PC e jogos infantis reconhecidos por vários prémios de diversas entidades, como o Ministério da Educação e a Microsoft. Também o Pocket Voice acabou por receber o primeiro prémio da categoria Ciência no V Concurso Nacional de Software da Microsoft.



Depois desta atribuição do prémio da Microsoft, os criadores do programa decidiram torná-lo disponível gratuitamente para todos os utilizadores que necessitem de uma forma alternativa de comunicação à linguagem verbal, podendo o software servir também como tradutor para outras línguas.



Carla Vieira Faria salienta que a experiência com a aplicação Pocket Voice no Centro de Reabilitação Profissional de Gaia, onde trabalha, tem sido bastante recompensadora, mostrando como este tipo de aplicações pode ajudar as pessoas com necessidades especiais a integrarem-se e recuperar o gosto pela comunicação. Para os testes realizados a Toshiba forneceu três Pocket PCs que possibilitaram a validação do trabalho realizado.



A Toshiba tem vindo também a promover descontos na aquisição dos equipamentos para cidadãos com necessidades especiais, aliando-se à disponibilização gratuita da aplicação. Entretanto, também a HP se juntou à iniciativa e por cada compra de um Pocket PC retira 30 Euros que reverterão para a oferta de equipamentos a instituições ou pessoas.



http://imgs.sapo.pt/gfx/146935.gif O Pocket Voice é apenas uma das aplicações para Pocket PC do casal Carla e Pedro Faria, sendo algumas já gratuitamente disponibilizadas através do site pim::PAK, como o myCard -
para troca de Cartões de Visita Electrónicos com outros Pocket PC, telemóveis ou PDAs Palm -, Time Code Calculator - calculadora dirigida a profissionais de edição vídeo - e o pim::PAK, uma ferramenta de produtividade que reproduz no Pocket Outlook os Contactos, Compromissos, Tarefas e Notas.



Entre os jogos multimédia produzidos, destacam-se "A cabana do Papim", "O Meu Baú dos Brinquedos" e o mais recente "Aventura na Ilha das Cores", todos reconhecidos pelo Ministério da Educação com prémios.

Notícias Relacionadas:

2002-05-28 - Microsoft Portugal anuncia vencedores da 5ª edição do Concurso Nacional de Software

2002-01-29 - Ministério da Educação apresenta vencedores do X Concurso Nacional de Software Educativo

2001-09-07 - Autores de "O meu Baú dos Brinquedos" têm nova Aventura

Entrevista - Carla Vieira Faria: Não basta ter computador