Estão à venda a partir desta semana nas lojas portuguesas dois novos modelos de PDAs da Toshiba, o Pocket PC e310 e o Pocket PC e740. Ambos dirigidos a mercados diferentes de utilizadores que precisem de equipamentos de assistentes pessoais, o de utilizador doméstico e o profissional, apostam na melhoria das capacidades de comunicação e na ergonomia como pontos fortes para bater a concorrência.


O modelo Pocket PC e310 foi já lançado internacionalmente em Abril mas só agora chega às lojas portuguesas devido a uma forte procura de equipamentos nos Estados Unidos e no norte da Europa, o que não permitiu que Portugal conseguisse as quantidades suficientes para iniciar a sua comercialização, referiu João Amaral, director geral da Toshiba em Portugal, durante a apresentação do produto.



Este PDA é dirigido ao mercado do utilizador final, apostando num preço abaixo dos 500 Euros que conjugado com um formato fino e leve o torna um verdadeiro "Palm Killer", segundo Jorge Borges, director de Marketing da Toshiba em Portugal. Com apenas 140 gramas de peso e uma espessura de 12 mm, o e310 utiliza um processador Intel StrongARM de 206 MHz e traz 32 MB de memória, expansível através de um cartão SD (Secure Digital) até aos 288 MB.



Seguindo a estratégia da Toshiba de apostar na conectividade, o Pocket PC e310 permite a comunicação sem fios através da tecnologia Bluetooth mediante o recurso a um cartão de expansão SD opcional. AS capacidades multimédia não foram esquecidas e este PDA inclui o Windows Media Player 8 para ouvir ficheiros MP3 ou ver vídeos e apresentações. O equipamento permite ainda a gravação digital de voz, e tem porta de saída para a ligação de auscultadores.



O software pré-instalado inclui o sistema operativo Pocket PC 2002 da Microsoft e ainda as aplicações de produtividade Microsoft Pocket Word, Excel, Outlook, Internet Explorer e MSN Messenger.



Em termos de autonomia o e310 utiliza uma bateria com capacidade de 10 horas que utiliza a tecnologia Advanced Lithium-ion, alargando o tempo de utilização sem necessidade de recarregar.



Como promoção de lançamento, o e310 vai ter em Portugal o software CityHelp da InfoPortugal, uma aplicação de localização e informação de pontos de interesse sobre as cidades de Lisboa e Porto e que a médio prazo poderá integrar dados de outras capitais de distrito em Portugal. O CityHelp tem um valor comercial de 47,50 Euros e será oferecido aos primeiros 300 compradores do e310 que façam o registo junto do Centro de Assistência Técnica da empresa.



Também lançado hoje em Portugal, e com apenas 15 dias de vendas nas lojas internacionais, o Pocket PC e740 é um PDA com características mais profissionais mas um preço também à altura. Lançado em duas versões diferentes, uma com tecnologia Bluetooth integrada e um preço de 749 Euros e outra com tecnologia wireless Wi-Fi por 759 Euros, este assistente pessoal pretende tornar-se num centro de comunicações móveis.



Utilizando já o processador Intel XScale a 400 MHz e incluindo 64 MB de RAM e 32 MB de Flash ROM, o e740 conta ainda com um controlador gráfico ATI com descodificador MPEG-4 e duas slots de expansão, uma SD Card e outra Compact Flash. Entre as capacidades de expansão contam-se a possibilidade de adquiri um cartão GSM/GPRS para ligação de dados às redes móveis.



Em termos de autonomia este PDA garante utilização durante 8 horas mas este tempo pode ser complementando com uma bateria de alta capacidade que dura até 22 horas e custa mais 100 Euros.



João Amaral aproveitou ainda apresentação da Toshiba Portugal para fazer o balanço do último ano de actividades. Registando uma facturação de 51 milhões de euros em 2001, a Toshiba sofreu uma quebra em termos de vendas de equipamentos que no ano passado ficaram abaixo das 25 mil unidades. Porém, o director geral da empresa em Portugal mostra-se confiante na retoma do mercado, prevendo para 2002 vendas na ordem das 30 mil unidades e baseando esta estimativa nos resultados do primeiro semestre do ano.



"Pretendemos durante 2002 reduzir a dependência da Toshiba em relação à área de portáteis e aumentar o negócio na área de serviços, servidores e PDAs, mas também na venda de soluções", explicou este responsável do escritório em Portugal

Notícias Relacionadas:

2002-05-06 - Toshiba e PHC lançam soluções móveis para PMEs

2002-04-12 - Novos computadores portáteis apresentados no Toshiba Wireless Workshop

2001-10-23 - Toshiba inaugura representação em Portugal