Os prejuízos financeiros e os danos na imagem da empresa levaram a Toshiba a anunciar que pretende pedir uma compensação à fabricante japonesa pelos custos associados à retirada das 340 mil baterias defeituosas do mercado mundial.



A Sony tinha comunicado previamente que iria pagar pelos custos da recolha dos dispositivos, mas a Toshiba, refere que os danos sofridos são superiores à quantia que a fabricante tenciona pagar.



Citado pela Reuters, Keisuke Ohmori, porta-voz da Toshiba refere que "se as falhas de fabrico afectam negativamente as vendas ou nos causa outro tipo de danos consideraremos pedir à Sony uma indemnização"



A Toshiba teme que o incidente afecte negativamente a sua campanha de Natal, dada a retirada de uma quantidade significativa de dispositivos nos Estados Unidos, um dos mercados chave da empresa.



Várias empresas foram obrigadas a recolher baterias de lítio defeituosas do mercado, devido ao perigo de incêndio por sobreaquecimento dos dispositivos, entre as quais, a Dell, a Apple, a Lenovo, a IBM, a Hitachi e mais recentemente a Fujitsu e a Sharp que foram obrigadas a retirar cerca de 7,74 milhões de baterias fabricadas pela Sony.



A própria Sony acaba de comunicar que vai retirar do mercado 60 mil baterias, entregues com os seus portáteis Vaio, o que poderá afectar os resultados financeiros da empresa.



A fabricante da Playstation estima que o custo máximo desta operação de devolução deverá fixar-se nos 30 milhões de yenes - 1,5 milhões de dólares -, um valor ao qual se poderão somar muitos mais milhões se outras empresas tencionarem pedir indemnizações, como é o caso da Toshiba.



Os sucessivos anúncios de retirada destes dispositivos e o atraso do lançamento da nova Playstation 3 na Europa têm posto a Sony numa posição delicada, havendo já que ponha em causa a competitividade tecnológica da empresa assim como a sua reputação enquanto fabricante de topo.

Notícias Relacionadas:

2006-09-29 - Lenovo junta-se à lista de fabricantes que recolhem baterias de portáteis

2006-09-19 - Toshiba recolhe 340 mil baterias fabricadas pela Sony

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.