A Uber quer testar o seu serviço de entrega de comida com drones em 2020 e, esta semana, aproveitou para nos mostrar como poderá ser o aparelho voador que vai utilizar para o efeito. A empresa sublinha que este novo modelo integra um "inovador sistema de asas giratórias com três rotores cada", que facilita a transição da descolagem vertical para o voo horizontal.

As asas giratórias são uma outra funcionalidade, frequentemente encontrada em protótipos de carros voadores, mas raras em drones. A Uber explica que a articulação destes componentes é vital, uma vez que, na vertical, podem agilizar todo o processo de descolagem e aterragem, ao passo que, na horizontal, tornam o aparelho muito mais rápido e eficaz.

tek uber eats

Note que esta asa giratória é semelhante à que Mark Moore, da NASA, desenhou para o táxi voador da Uber. Ambos são parte do projeto Uber Elevate, que almeja levar os serviços da empresa para os ceús. No caso dos táxis, a gigante norte-americana espera conseguir concretizar uma série de testes já em 2020, sendo que o lançamento comercial está planeado para 2023.

UPS tem agora uma "companhia aérea" oficial de drones
UPS tem agora uma "companhia aérea" oficial de drones
Ver artigo

A capacidade de carga deste drone que foi desenhado para a Uber Eats é de apenas uma refeição (para duas pessoas). Contudo, a empresa revela que o aparelho já foi analisado e aprovado por uma equipa de especialistas em design. Note que o modelo já foi licenciado pela FAA e que a autoridade autorizou os testes que serão levados a cabo na cidade californiana de San Diego.

O drone foi desenhado para completar uma entrega máxima de oito minutos, sendo que o carregamento e o descarregamento estão contemplados neste período. O aparelho nunca poderá voar a mais de 400 pés de altitude e tem capacidade para progredir contra ventos com uma velocidade máxima de 48 km/h.

Há várias empresas a apostar neste segmento. Na semana passada, a Alphabet fez testes com aparelhos semelhantes. A Amazon e a UPS também têm projetos em curso neste mercado.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.