A Ubisoft vai introduzir uma nova plataforma de serviços online que introduzirá algumas mudanças obrigatórias na forma de jogar de quem usa os jogos da empresa para PC.

Se é verdade que a novidade virá facilitar a vida a quem pretende usar o mesmo jogo em vários PCs, não é menos verdade que a novidade é acima de tudo um esforço da empresa no combate à pirataria, que introduz um novo sistema de verificação de autenticidade dos jogos.

O sistema será integrado com a maior parte dos novos lançamentos da empresa e o primeiro jogo a torná-lo uma realidade será o The Settlers 7: Paths to a Kingdom. Vai obrigar a que o jogador esteja ligado à Internet em permanência quando joga, mesmo em jogos para um único jogador.

A plataforma identifica a autenticidade do jogo, mas também as definições do jogador e vai sintonizando esta informação com os servidores da Ubisoft.

O jogador, por seu lado, poderá instalar o jogo no número de PCs que desejar e depois disso variar entre equipamentos, sem necessidade de introduzir o DVD no PC para jogar, sendo que a cada ligação ao jogo vai encontrar todas as definições guardadas da última vez. Única restrição: só pode jogar num PC de cada vez porque cada conta online só pode ser usada por um utilizador.

Esta conta, que identifica cada jogador é obrigatória para usar a plataforma, como explica a empresa num conjunto de FAQs (respostas às perguntas mais frequentes) publicadas no site.

Até agora os esforços de combate à pirataria da Ubisoft estavam sobretudo focados na utilização de soluções de terceiros para protecção de cópias, como o SecuROM ou o StarForce.

Sobre jogos como o Assassin's Creed II ou Tom Clancy Splinter Cell: Conviction, que estão entre os mais populares da distribuidora, não foi referida uma data para a aplicação do novo sistema.

O recurso à ligação de Internet para melhorar a eficácia dos métodos usados para combater a pirataria é uma estratégia que outras empresas estão também a seguir.