A utilização da Chave Móvel Digital (CMD) garante aos cidadãos e profissionais o acesso a serviços através dos websites da Administração Pública, de forma simples e segura, incluindo a Segurança Social, Finanças, Serviço Nacional de Saúde (SNS) e outros. E mais de um milhão de portugueses já ativaram a CMD, que permite, por exemplo, renovar o Cartão do Cidadão através do serviço online. Quando este serviço foi introduzido, a 20 de junho, foram pedidos 1.400 renovações do Cartão de Cidadão em quatro dias, e até agora foram submetidos 55 mil submissões.

Ligado ao Cartão de Cidadão, a Chave Móvel Digital permite identificar o utilizador perante os serviços online da Administração Pública, dispensando a leitura do chip do cartão. O sistema combina um PIN e a identificação do utilizador através do número de telemóvel, e reforça a segurança enviando um código temporário por SMS. Mas para muitos portugueses é ainda um método desconhecido e por isso o SAPO TEK responde às principais dúvidas sobre o serviço.

Chave Móvel Digital: Uma “chave” no smartphone dá-lhe acesso aos serviços online. Veja como funciona
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De recordar que, desde maio, o acesso ao Portal da Saúde obriga a utilizar o CMD ou o Cartão de Cidadão na autenticação dos utentes. Através deste site os utilizadores podem pedir a isenção de taxas moderadoras,  marcar consultas, renovar a medicação crónica, aceder ao Boletim de Vacinas e consultar as suas receitas.

Também já é possível pedir a Chave Móvel Digital e senhas para serviços públicos através da televisão, caso seja cliente de serviço TV da Vodafone.  Os clientes da empresa podem também usar a app para pedir senhas de atendimento no Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT), ou num balcão da Segurança Social.

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