No menu da plataforma de televisão da Vodafone passa a estar disponível a app Serviços Públicos, onde está esta nova funcionalidade e outras. Os clientes da empresa podem também usar a app para pedir senhas de atendimento no Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT), ou num balcão da Segurança Social.
A novidade, explica a operadora, nasceu ao abrigo do Simplex e é uma resposta ao “desafio lançado pela AMA, Agência para a Modernidade Administrativa, de melhorar os serviços digitais da Administração Pública”. A Vodafone foi pioneira na resposta e é o primeiro operador de televisão a fornecer acesso a serviços públicos, destaca também a empresa.
A aplicação Serviços Públicos está disponível para clientes Vodafone com TV Box. No caso da adesão à Chave Móvel Digital explica-se que, uma vez feito o pedido na TV Box, o utilizador receberá em casa uma carta da AMA a confirmar a solicitação.
No que se refere à emissão de senhas eletrónicas, os clientes recebem um SMS de confirmação do serviço solicitado e o número de senha atribuída, depois de feito o pedido através da TV.
Nos próximos meses a aplicação será atualizada com mais serviços e passará a ser possível, também por esta via, marcar consultas médicas e consultas de prescrições médicas, renovar o Cartão de Cidadão e alterar a morada.
Recorde-se que a renovação do Cartão de Cidadão passou recentemente a poder ser feita online, uma das medidas que veio contribuir para descongestionar os serviços e que agradou a quem precisa de usar o serviço. O serviço online foi usado para registar 1.400 pedidos em quatro dias.
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