Dirigido a professores e alunos do ensino superior, o projecto Campus Virtuais deverá ser apresentado na próxima quarta-feira na Universidade de Aveiro, assumindo-se como uma iniciativa para massificar a utilização de computadores portáteis, incentivar o acesso móvel e sem fios à Internet e criar mais conteúdos online em português, noticiou a agência LUSA.

Uma iniciativa da responsabilidade da Unidade de MIssão Inovação e
Conhecimento (UMIC), entidade de apoio ao Governo no que se refere a áreas como Inovação, Sociedade de Informação e Governo Electrónico, o
projecto irá abranger numa primeira fase 60 universidades, dispondo de um orçamento de cerca de 25 milhões de euros e permitirá a compra de
computadores portáteis com acesso a Internet de banda larga e funcionalidade de redes sem fios por um preço mensal nunca acima de 50 euros e com um prazo máximo de pagamento de três anos.

Espera-se que até ao final de 2003 se comercializem no âmbito do programa Campus Virtuais perto de 20 mil PCs portáteis. Na cerimónia de lançamento da iniciativa, deverão estar presentes José Luís Arnaut, ministro adjunto de Durão Barroso, Pedro Lynce, ministro da Ciência e do Ensino Superior, Diogo Vasconcelos, gestor da UMIC, e Helena Nazaré, reitora da Universidade de Aveiro.

O evento deverá também contar com a participação das fabricantes de
hardware Apple, Dell, Fujitsu-Siemens, HP/Compaq, IBM e Toshiba, os bancos BCP, BES, BPI e Caixa Geral de Depósitos, os
operadores de telecomunicações Clix, Portugal
Telecom
, IOL, Via Networks e TV Tel, assim como a Intel, Microsoft e a Fundação para a Computação Científica
Nacional
(FCCN), no âmbito da assinatura de um conjunto de protocolos entre as várias entidades que aderiram ao projecto.

Nesta iniciativa, o governo irá actuar como um facilitador entre o sector
financeiro, fabricantes de hardware e público-alvo. Uma das
contrapartidas do equipamento das universidades será a disponibilização dos seus conteúdos online, de forma a que, em qualquer altura e lugar, os alunos possam aceder ao conteúdo das aulas, obter sebentas, contactar os professores por email e ainda inscreverem-se em exames, tudo a partir de uma página pessoal na Web que é criada automaticamente no momento da matrícula.

Notícias Relacionadas:
2002-12-18 - Primeira reunião da Comissão Interministerial apresenta
prioridades

2002-12-12 - CIIC
reúne pela primeira vez no dia 18 de Dezembro

2002-10-27 - Governo
cria novo enquadramento para a Sociedade da Informação